RIO DE JANEIRO - Com um gol do zagueiro Rafael Vaz após a cobrança de uma falta inexistente, o Vasco empatou com o Botafogo, por 1 a 1, neste domingo (8), no Maracanã, e conquistou o bicampeonato do Estadual do Rio.

O time de São Januário, que não perde há 24 partidas, venceu o torneio de forma invicta. A última vez que a equipe ganhou o Estadual sem perder foi em 1992.

Diante de 53.634 pagantes, o Vasco venceu pela 24ª vez o título da competição e diminuiu a vantagem para o Flamengo, que é o maior vencedor, com 33 títulos.
A primeira partida da decisão foi vencida pelo Vasco, por 1 a 0.

O gol vascaíno foi marcado aos 11min do segundo tempo, após a cobrança de uma falta inexistente marcada pelo árbitro Leonardo Garcia Cavaleiro.

"Esse é o mais emocionante título da minha carreira. Depois do rebaixamento para a Série B no ano passado, nos unimos e demos a volta por cima", afirmou Andrezinho.

Em desvantagem na decisão, o Botafogo se complicou ainda mais ao perder por contusão logo no início o lateral esquerdo Diogo Barbosa, destaque da primeira partida.

O primeiro tempo foi fraco, com os dois times cometendo muitas faltas e errando passes consecutivos.

Já na fase final, os gols finalmente saíram. O Botafogo fez o primeiro. Aos 4min, Leandrinho abriu o placar num belo contra ataque. De cabeça, ele aproveitou o cruzamento de Diego após passe de Ribamar.

O Vasco não demorou a reagir. Aos 11min, o zagueiro Rafael Vaz, que entrara na volta do intervalo, fez de cabeça após Nenê cobrar uma falta.

Com o Botafogo precisando da vitória, Ricardo Gomes adiantou o time. Ele colocou o atacante Luis Henrique no lugar de Salgueiro. O time de General Severiano se lançou ao ataque, mas não conseguiu a vitória.

"É muito especial. É o meu primeiro título no meu país. Estou feliz demais", comemorou Nenê no gramado do Maracanã.

Após o título, o Vasco agora volta a campo na próxima quarta (11) contra o CRB pela Copa do Brasil. Na quinta, o Botafogo visita o Juazeirense também pela competição nacional.

VASCO
Martín Silva; Madson, Luan (Rafael Vaz), Rodrigo e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Julio dos Santos(Yago Pikachu), Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Riascos (Diguinho). T.: Jorginho

BOTAFOGO
Jéfferson; Luis Ricardo, Joel Carli, Emerson Silva e Diogo Barbosa (Diego); Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Gegê e Leandrinho (Neilton); Juan Salgueiro (Luis Henrique) e Ribamar. T.: Ricardo Gomes

Gols: Leandrinho, aos 4 min, e Rafael Vaz, aos 11 min do 2º tempo
Cartões amarelos: Rodrigo, Andrezinho, Jorge Henrique e Nenê (V); Luis Ricardo, Bruno Silva, Salgueiro, Leandrinho e Diego (B)
Árbitro: Leonardo Garcia Cavaleiro (RJ)
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Público: 60 mil presentes
Renda: R$ 2.705.750