Apesar do índice de popularidade ter caído, o Flamengo ainda se mantém como o time com a maior torcida do Brasil. O levantamento realizado pelo jornal Lance junto com o Ibope, divulgado nesta quarta-feira, mostrou que apesar de ainda ser o vice-líder, o número de torcedores do Corinthians continua aumentando e o equilíbrio com os flamenguistas está mais acirrado.

Mesmo com o decréscimo de um ponto percentual em comparação com a pesquisa anterior, realizada em 2010 pelas mesmas instituições, o Flamengo ainda lidera o ranking com 16,2% de torcedores no Brasil, o que equivale a mais de 32 milhões de rubro-negros no País. No entanto, os números mostram que a soberania flamenguista pode acabar em breve.

Em 2010, a pesquisa dos institutos apontava que a diferença entre flamenguistas e corintianos era de 4,9%. O novo panorama mostra que com os atuais 25,9 milhões de corintianos, 13,6% do total, o contraste reduziu para 2,6 pontos percentuais.

Para fechar o Top 5, não há nenhuma mudança em relação às posições anteriores. O São Paulo ocupa a terceira colocação, com 6,8% (13,6 milhões) da torcida no Brasil, acompanhado de Palmeiras, com 5,3% (10,6 milhões) e Vasco, com 3,6% (7,2 milhões). O Santos, outro grande paulista, está na 10ª posição, com 2,4% (4,8 milhões de torcedores).

Na pesquisa, o time que mais apresentou crescimento em relações aos outros foi o Atlético-MG, com 0,9% (7 milhões). Com o número, equivalente a 3,5%, os atleticanos ultrapassaram os cruzeirenses e subiram do 9ª para o 6º lugar. O arquirrival manteve-se na 7º lugar, com 3,1%.

Outros dois clubes que subiram de posição no ranking, comparado à pesquisa de 2010, foram o Fluminense, que foi da 14ª para a 11ª colocação, chegando aos 3,6 milhões de torcedores, e também o Atlético-PR, que antes estava 19º no ranking e passou ao 15º, com 1,2%.

Queda

O número de torcida que teve uma queda-livre foi a do Grêmio, que foi de 6º ao 8º lugar (6 milhões de torcedores). Mesmo assim, os gremistas permanecem em maior número que os colorados do Internacional, que estão na 9ª posição, com 5,6 milhões.

Para realizar a pesquisa, o Lance e o Ibope ouviram 7.005 pessoas em todos os estados do Brasil. O levantamento também é realizado com crianças e adolescentes de 10 a 15 anos