Torcedor brasileiro é criativo por natureza. É dele que brota o brilho que mantém o futebol vivo. Neste domingo (15), na vitória do Palmeiras sobre o Atlético, no Olímpico, o time alviverde teve companhia da sua mascote, o Porco, levado ao estádio pelo dono, o professor aposentado Lúcio Nunes da Mata, de 62 anos.

Batizado de Evair, o Porco fez sucesso nas redes sociais. Teve a imagem viajando no universo virtual. Mito, recebeu cuidados especiais do dono antes, durante e após o jogo. Lúcio mora em Anápolis e antes, de encarar viagem de 60km, deu milho ao animal. Fino trato ao amuleto. 

Viajaram numa van de torcedores. “Foi tranquilo. Ninguém falou nada”, contou o dono. Segundo ele, na entrada do estádio, apenas foi visto com curiosidade pelos torcedores, mas “ninguém falou nada”. No calor da tarde, Porco sente sede. Evair se hidratou com água mineral, servida nos copinhos descartáveis por Lúcio e outros fãs. “Eu o levei numa caixa de papelão, com todo cuidado. No estádio, ficou o tempo todo no meu colo.” Outros (torcedores), ali por perto, cuidavam de Evair, assim batizado em homenagem ao ídolo palmeirense. 

Segundo Lúcio, o porquinho não deu trabalho. Foi parceiro e não estranhou o barulho e a algazarra de palmeirenses ao lado. A torcida, claro, venerou Evair.

“É um leitãozinho novo. Deve ter um 60 dias”, contou Lúcio Nunes. Segundo ele, após chegada a Anápolis, Evair foi para a casa de um amigo do aposentado, que tem um chiqueiro. O importante é que Evair inspirou o trio de ataque formado por Willian, Dudu e Keno. 

Lúcio é conhecido, ainda, pela fidelidade ao Anápolis. Por isso, é comum vê-lo com um Galo nos jogos do time coração - o último, ano passado, foi “Vitorioso”, na semi e final do Goianão. Hoje, Vitorioso vive numa fazenda, em Gameleira de Goiás. 

Ele também levou outros porcos aos jogos do Palmeiras - já fez isso em 2004, na Série B, quando o alviverde enfrentou a Anapolina, em Anápolis. Depois, levou um outro porquinho ao Serra Dourada, em jogo de Atlético e Palmeiras. Lúcio também é botafoguense.