Após uma prova de superação e garra a ciclista Débora Ferreira, de Paraíso do Tocantins, conquistou o bronze em sua estreia no Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista Master e Sub30, disputado em Senador Canedo (GO) desde a sexta-feira.

A conquista não saiu fácil. Débora enfrentou um revés na roda de seu equipamento na volta de reconhecimento no sábado. Sua bike, a única de alumínio na prova, recebeu uma roda emprestada, mas perdeu a configuração no ajuste do cassete (o conjunto de catracas na roda traseira).

O problema só foi corrigido pouco antes da largada e mesmo com o cassete com folga e sem poder usar algumas marchas, Débora conquistou o feito inédito na prova deste domingo, quando se manteve no pelotão e disputou o sprint na chegada, cruzando a linha em terceiro lugar na categoria Master A após percorrer os 68 km da prova em 2h09m47s.

A vencedora é Adriana Severina Lima (Clube Mar del Plata de Ciclismo) que fechou a prova em 2h05m16s. A prata ficou Tamara Martins Sendino (Gran Club Team) com o tempo de 2h09m46s, um segundo à frente da tocantinense.

"Eu decidi me preparar melhor para as provas de estrada há pouco tempo, embora já praticasse mountain bike, e com o apoio da minha família e meu treinador, vim para esse campeonato com muita coragem, apesar do sofrimento durante a prova, conseguir ir para a chegada e conquistar o bronze para o Tocantins me deixou muito feliz e honrada", comentou a atleta, por telefone, depois da conquista alcançada, sete dias após ter vencido a quarta e quinta etapa do tocantinense de estrada na categoria elite.

Seu treinador, o português Paulo Couto, radicado em Palmas, elogia o desempenho da atleta. A Débora é uma atleta dedicada ao esporte, disciplinada e com vontade de apreender e melhorar a sua performance. Começamos a trabalhar há um mês apenas, mas ela assimilou os ensinamentos e na semana já venceu as duas provas do Campeonato Estadual e hoje esse excelente resultado com a terceira colocação na prova mais importante do Ano, o Campeonato Brasileiro", avaliou Couto.