Quando o árbitro assistente Fábio Pereira, da cidade de Araguatins, município a 601 km de Palmas, pisar no gramado do Estádio Itaquerão, em São Paulo (SP), nesta quarta-feira, 11, às 21h45, para trabalhar no 27ª rodada do Campeonato Brasileiro entre o líder Corinthians x Coritiba, o tocantinense estará completando sua centésima partida como árbitro assistente, popularmente conhecido como bandeirinha no Brasileirão.

“Passa o filme desde 1997 quando começamos a apitar jogos lá em Araguatins feminino e depois masculino e hoje atingir essa marca histórica é o resultado de uma luta vencida. Agradeço minha família que sempre me apoia nos momentos felizes e, sobretudo, nos mais difíceis que já passamos”, relembra o tocantinense, que é educador físico.

Fabinho como é carinhosamente conhecido pelos amigos integra o quadro da Federação Tocantinense de Futebol (FTF) desde 2002. Seu primeiro jogo como profissional no Brasileirão foi na partida entre Botafogo 1 x 1 Figueirense, no Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ), no ano de 2007, portanto há 10 anos. “Temos o compromisso, de a cada dia, estarmos melhorando, pois somos visto pelos mais jovens como referência.”

Fifa

Como árbitro assistente da Fifa permaneceu de 2013 a 2015, onde teve a oportunidade de trabalhar em jogos das copas: Sul-Americana e Libertadores; Eliminatórias da Copa de 2014 e Copa América 2015 no Chile.

“Sou muito grato ao Gasparino Bezerra e as pessoas da Federação Tocantinense Tocantinense de Futebol (FTF), que sempre acreditaram em meu potencial”, disse o professor. Na partida desta noite entre Corinthians x Coritiba, outro tocantinense estará em ação como árbitro assistente, atrás de um dos gols: o juiz Alisson Furtado.