Atleta revelação, assim pode ser considera a participação da gurupiense Yana Camargo, de 16 anos, durante o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista, realizado no Velódromo Municipal de Indaiatuba, no interior de São Paulo.

Ela conquistou três medalhas nas categorias juvenil e júnior ao longo da semana e deve chegar hoje ao Estado com a bagagem cheia. As conquistas foram nas seguintes disputas: prata na tomada de tempo individual, prata nos 500m, ouro na Omnium - que é composta por quatro corridas disputas em um único dia - e um quarto lugar na scratch.

Em entrevista ao Jornal do Tocantins ontem, a jovem destacou o período de aprendizagem na competição. “Foi uma experiência incrível, onde estavam as melhores e mais experientes do Brasil. O contato com o velódromo e a bike de pista agregou muito para meu crescimento quanto atleta e pessoa. Novas técnicas, estratégias tudo fizeram parte desse campeonato. Foram provas muito disputadas, com meninas de alta performance”, disse.

Ela também ressalta que este foi o ano em que ela começou a competir em nível nacional. “Foi uma temporada muito boa, que obtive um bom rendimento”, finaliza.

Outras conquistas

Em junho deste ano ela conquistou o título de campeã brasileira juvenil de ciclismo de estrada, em prova de resistência. A competição ocorreu na cidade de Maringá, interior do Paraná, e com a conquista ela se tornou a primeira ciclista do Estado a conquistar o ouro no ciclismo de estrada para o Tocantins. Nesta mesma competição ela faturou o bronze na prova de contra-relógio.

Em agosto do ano passado, em São Luis (MA) ela conquistou três medalhas de ouro, no contra-relógio, circuito e resistência na Copa Norte Nordeste de Ciclismo. Em 2018 se tornou bicampeã em Palmas.