Uma afirmação veiculada na capa da edição especial de fevereiro da revista Placar, celebrando os 10 anos de carreira de Neymar, tem gerado polêmica em programas esportivos na televisão e nas redes sociais nos últimos dias: “Uma década em que assistimos ao maior jogador brasileiro pós-Pelé desfilar seu futebol talentoso, alegre, campeão... e polêmico, claro!”.

Discussões à parte sobre o atual camisa 10 da Seleção Brasileira e do PSG ser melhor tecnicamente ou ter ultrapassado o nível de grandes nomes do passado. O começo profissional contou com a participação do ex-atacante Roni, natural de Aurora do Tocantins, a 496 km de Palmas, conhecido por passagens em grandes clubes, como Fluminense, Flamengo, entre outros, além de Seleção Brasileira e por ter sido o primeiro “garçom” de Neymar. “Fomos vice-campeões Paulista no ano em que ele apareceu, em 2009, e tive a felicidade de dar o passe para o primeiro gol dele como profissional. Tínhamos uma relação muito boa. É um garoto de ouro”, comenta Roni, que não respondeu sobre a polêmica capa da Placar.

Ele conta que chegou ao Santos depois de jogar no Gamba Osaka, do Japão, e que escolheu o clube da Vila Belmiro por causa do pai que é torcedor santista. “Foi muito bacana”, diz o sobre o período. O passe para o primeiro gol de Neymar ocorreu no dia 15 de março de 2009, na vitória do Peixe por 3 x 0 sobre o Mogi Mirim, no Estádio do Pacaembu, em jogo válido pela 14ª rodada do Campeonato Paulista. (Veja no vídeo abaixo)

Roni exalta o ex-companheiro de clube e conta que mantém uma boa relação com o jogador até hoje. “Estive na Espanha há uns dois anos para visitá-lo e foi uma alegria tremenda. Ele é um grande amigo que quero levar para sempre”, finaliza o ex-atacante, hoje empresário e dono de empresas de consultoria esportiva e eventos.

Em 2014, os dois posaram juntos para uma foto depois de um encontro na Europa e na oportunidade Neymar utilizou o Twitter para agradecer o tocantinense pelo passe recebido em 2009. “Bom demais te reencontrar, fera! O primeiro gol na carreira a gente nunca esquece. E não esquecemos quem deu a assistência também. Tamo (sic) junto, Roni! Abraço”, postou.