Após ser um dos destaques na 22ª edição do Festival Mercosul de Voleibol, realizado em Novo Hamburgo (RS) no final do mês de abril, o palmense Paulo Vitor Marques Amado, que atua pelo time infantil (Sub-17) do APAV Canoas, inicia preparação para a Copa Cláudio Braga, com data prevista para os dias 11 e 12 de maio, em São Leopoldo (RS).

Ponteiro passador do time, Paulo Vitor, de 16 anos, defende as cores da equipe desde 2018. O atleta, que cursa o terceiro ano do Ensino Médio, na escola LaSalle, em Canoas (RS), tem custos com alimentação e viagens bancados pelo clube, treina intensamente durante quatro dias na semana, com folga nas quartas-feiras, e nos finais de semana, geralmente participa das competições que o APAV Canoas disputa.

Trajetória

Filho caçula entre três irmãos, o jovem já era destaque na modalidade desde quando começou a competir nos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets). Na edição de 2014, ele ajudou a Escola Estadual Leônidas Duarte, de Araguatins, a chegar até os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), competição nacional que reúne as escolas mais bem colocadas nas fases regionais.

São Leopoldo (RS)

Nascido na Capital, mas residente de Araguatins desde pequeno, Paulo Vitor teve que acompanhar a mãe, Márcia Regina Marques, quando ela conseguiu a vaga no Doutorado de Engenharia de Produção e Sistema, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo (RS). Junto com o pai, Saulo Guilherme da Silva, eles chegaram à cidade sulista em março de 2018, e descobriram, através das redes sociais, que em breve haveria uma “peneira” para o time de vôlei do Canoas.

O jovem tocantinense fez o teste para categorial infantil e garantiu uma vaga na equipe, desde então tem crescido e conquistado seu espaço dentro do clube. O desempenho do atleta chamou atenção do time adulto e, este ano, o garoto já foi convocado para treinar com o time principal.