O final de semana será movimento para os times tocantinenses e seis deles estarão em campo neste sábado, 7, e domingo, 8. Já sem chances de classificação para próxima fase do Campeonato Brasileiro da Série D, o Palmas entre em campo pela 11ª rodada da competição, no sábado, e vai encarar o Bahia de Feira (BA), às 17 horas, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana.

O Tricolor da Capital é o último colocado do Grupo A6 e ainda busca seus primeiros pontos no torneio. Até o momento são 10 derrotas, 30 gols sofridos e apenas 3 marcados. Os números negativos deixam o time tocantinense com a pior caminhada da Série D 2020, até o momento. O Bahia de Feira ocupa a sexta colocação e briga por uma vaga no G4 para garantir o passaporte para próxima fase do torneio. Vencer o Palmas, é fundamental nessa caminhada. No primeiro turno, os baianos venceram por 1 a 0, no Nilton Santos, em Palmas.

Brasileiro Feminino

Outra equipe tocantinense que não anda bem em uma competição nacional é o São Valério. O time participa do Campeonato Brasileiro Feminino da Série A2. Nas três rodadas que disputaram, as tocantinenses não foram bem.  Na estreia, perderam para as Leoas do Fortaleza por 8 a 0. No segundo jogo a goleada foi ainda maior, 10 a 0 diante do 3B Sport (AM). Na terceira rodada, a equipe do São Valério perdeu por 4 a 2 para o Real Ariquemes (RO).

A sequência negativa deixou o time na última colocação do Grupo B, com nenhum ponto ganho até o momento, 22 gols sofridos e dois marcados. Neste sábado, as 15 horas, no Nilton Santos, as tocantinenses vão encarar o Atlético (AC), que ainda não pontuou na competição. Se as duas equipes ainda sonham com uma possível classificação para próxima fase, apenas a vitória interessa. Um empate deixa os dois times sem chances de avanças, pois só restam maias duas rodadas, tanto tocantinenses, quando acreanas, só podem chegar até seis.

Pelo regulamento, os dois primeiros e os quatro melhores terceiros de cada grupo avançam para a próxima fase. Os dois times não têm mais chances de alcançar as duas primeiras colocações, pois as equipes que estão em primeiro (3B Sport) e segundo (Real Ariquemes) já possuem nove pontos. A esperança é brigar parar ficar entre uma das melhores terceiras colocadas. Atualmente o Fortaleza ocupa essa posição com seis pontos.

Serie B Estadual

O Campeonato Tocantinense da Segunda Divisão teria dois jogos neste domingo, porém com a desistência do Araguaína de participar do torneio, apenas o confronto entre Taquarussú e Gurupi será realizado. O Jogo será às 16 horas, no estádio Nilton Santos, em Palmas.

O outro confronto da rodada seria entre Araguaína e Tocantins de Miracema, no Mirandão, contudo o Tourão do Norte comunicou a Federação Tocantinense de Futebol (FTF) que por motivo de “força maior” não iria disputar o torneio estadual. O time acabou suspenso por três anos das competições organizadas pela entidade e recebeu uma multa de R$ 15 mil.

De acordo com o artigo 17 do regulamento da competição, “caso uma ou mais associação abandone ou seja excluída, durante a competição, registra-se o placar de 3 a 0 para seus adversários que já o enfrentaram, e para os adversários que por ventura iriam enfrentar posteriormente”. Com isso, o Tocantins de Miracema somará mais três pontos no torneio, assim como ocorrerá com os outros times que iriam enfrentam o Araguaína nas próximas rodadas do estadual.

Na primeira rodada, o Gurupi venceu o Alvorada por 2 a 0. O Tocantins de Miracema bateu o Taquarussú por 4 a 1. De acordo com o regulamento, os times que disputam a Série B do tocantinense jogam entre si e em turno único. Os dois melhores do Grupo fazem a final do torneio também, mas já garantidos na Primeira Divisão de 2021.