Daqui a 53 dias, no dia 7 de março, terá início o Campeonato Tocantinense de futebol, mas apenas uma equipe já iniciou os trabalhos visando não só o certame como a Copa a Norte. Trata-se do Tocantinópolis, que começou a treinar na última segunda-feira. Já as outras sete equipes que vão disputar o campeonato devem se apresentar entre 10 e 16 de fevereiro.

O atual campeão Tocantinense, o Interporto, que também disputará a Copa do Brasil contra a Chapecoense a partir do dia 18 de março, pode antecipar a sua apresentação, mas depende da eleição, que irá ocorrer no clube na próxima sexta-feira. Nos bastidores portuense corre o nome do dirigente Hélio Freitas Ribeiro, o Baiano para assumir o clube. Em conversa com Baiano, ele confirmou a informação e disse que espera o convite do prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade (PSDB).

Mas o dirigente que vier a comandar o Tigre pode antecipar para a próxima semana a apresentação dos atletas da base para iniciarem os trabalhos. E no início de fevereiro, o elenco principal e a comissão técnica.

Outros

Já o Palmas, o presidente Richard Sanches, disse que aguarda a eleição no clube no próximo dia 31, mas adiantou que o elenco deve ser apresentado no dia 10 de fevereiro.

O Guaraí, que acaba de ser campeão da segunda divisão e retorna à elite, o presidente do Lobo-Guará, Airton Scheffer, revelou que até o final da semana terá definido a data da apresentação e os contratados. Mas acredita que a apresentação só ocorra no dia 16 de fevereiro.

O Araguaína ainda está acertando a questão da diretoria, mas de acordo com o supervisor do clube, Carlos André Barbosa Maia, o elenco deve ser apresentado até o dia 10 de fevereiro.

O Paraíso, que também está de volta à elite, após o vice-campeonato na segunda divisão, a diretoria promete apresentar o plantel até 16 de fevereiro e manda um recado: o projeto é para disputar o título. O dirigente pediu para não revelar o nome.

Miracema

O Tocantins de Miracema também terá eleição nos próximos dias, e em razão disso, ainda não definiu a data exata para começar os trabalhos visando o Tocantinense.

Já o Gurupi também passara pelo processo eleitoral no dia 17 deste mês. Com isso, o atual presidente Wilson Castilho deve aguardar o andamento do pleito para decidir o que irá fazer. Mas nos bastidores dizem que Castilho poderá abrir mão de seguir no comando do clube caso haja algum pretendente. O certo mesmo é que o Gurupi todo ano é sempre um dos últimos a se apresentar para a disputa do campeonato.

Tabela

A Federação Tocantinense de Futebol (FTF) divulgou a tabela do Campeonato Tocantinense 2015 no dia 18 de dezembro de 2014. A primeira rodada terá o confronto dos seguintes jogos: Guaraí x Paraíso, Interporto x Tocantinópolis, Gurupi x Tocantins de Miracema e Araguaína x Palmas. Interporto, Tocantinópolis, Palmas, Araguaína, Gurupi, Tocantins de Miracema, Guaraí e Paraíso vão disputar a competição em jogos de ida e volta. Guaraí e Paraíso, que foram campeões e vice, respectivamente da segunda divisão, se juntam as outras seis equipes. No caso do Guaraí, o Lobo-Guará caiu e retornou no mesmo ano com o título da Segundona.

Fórmula

O Tocantinense 2015 será disputado no sistema de todos contra todos, sendo que os quatro primeiros colocados garantem vaga para as semifinais e depois jogam no sistema olímpico (1º x 4º e 2º x 3º) - os vencedores fazem a final do campeonato.

Já os dois rebaixados serão conhecidos após o término da primeira fase quando todos os times já terão se enfrentado, ida e volta. Mais uma vez ficou acertado que o campeão terá o direito de representar o Estado na Copa do Brasil e Brasileiro da Série D. Já o vice-campeão ficará com a vaga da Copa Verde.

apresentações

Tocantinópolis

Dia 12 de janeiro

Interporto

Clube terá eleição na sexta-feira e deve se apresentar na outra semana.

Palmas

Deve ser no dia 10 de fevereiro

Gurupi

Clube terá eleição dia 27 deste mês e deverá apresentar elenco depois do dia 10 de fevereiro.

Guaraí

Dia 16 de fevereiro

Paraíso

Dia 16 de fevereiro

Araguaína

Dia 10 de fevereiro

Tocantins de Miracema

Haverá eleição no clube nos próximo dias. Sem data certa para se apresentar.