O brasileiro Thiago Pereira avançou à final dos 200 metros medley com o 3º melhor tempo (1min57s11), atrás apenas de Michael Phelps e Ryan Lochte. Outro brasileiro na semifinal, Henrique Rodrigues, com 1min59s23, ficou fora da decisão por pouco ao fazer o 9º tempo. A final será na noite desta quinta-feira (11).

Marcelo Chierighini, o único brasileiro a disputar uma final nesta quarta-feira (10), terminou os 100 metros livre em 8º e último lugar. A prova foi vencida pelo australiano Kyle Chalmers. Uma das estrelas da Olimpíada, o norte-americano Nathan Adrian foi bronze.

As finais da natação começaram com o ouro do casaque Dmitriy Balandin nos 200 metros peito. Depois de dominar 150 metros da prova, o japonês Yasuhiro Koseki ficou para trás. O casaque arrancou nos últimos 50 metros para a conquista.

Na semifinal dos 100 metros livre, Etiene Medeiros não fez um bom tempo, piorou em relação às eliminatórias e ficou fora da final - fez 54s59 e foi o último tempo da semifinal.

Leonardo de Deus também ficou fora da final dos 200 metros costas. Com 1min57s67, ele terminou a semifinal em 13º lugar entre 16 atletas. 

Outra final eletrizante foi a dos 200 metros borboleta feminino. A espanhola Mineia Belmonte buscou a australiana Madeline Groves, que abriu boa vantagem na primeira metade da prova, e garantiu o ouro na batida. A prova empolgou o estádio aquático.