A delegação tocantinense composta por 35 pessoas, incluindo membros da equipe técnica e 17 atletas, já está em São Paulo para participar das Paralimpíadas Escolares. Os estudantes que representarão o Estado na competição nacional, possuem algum tipo de deficiência, seja ela física, intelectual ou visual. Os competidores que têm entre 11 e 17 anos, terão a oportunidade de serem desafiados em suas respectivas modalidades, além disso o evento possibilitará a esses estudantes um intercâmbio cultural, já que a competição reunirá paratletas de várias partes do país. O Tocantins será representado nas seguintes modalidades: atletismo (corrida, salto a distância, arremesso de peso, e lançamento de dardo e disco); natação; parabadminton e tênis de mesa.

O paratleta Maury das Virgens Oliveira, 16 anos, participou das Paralímpiadas Escolares no ano de 2019. O estudante conquistou medalha de ouro no lançamento de dardo e na prova de corrida, além de medalha de prata no salto em distância, categorias em que também competirá neste ano. “Estou muito feliz em competir, viajar e conhecer novas pessoas. É uma experiência muito boa”, enfatizou o aluno do Colégio Estadual João de Abreu, de Dianópolis, na região sudeste do Estado. Já Vitória Brito de Lira, 15 anos, estudante da Apae de Guaraí, na região noroeste do Tocantins, fará a sua primeira participação nas Paralimpíadas Escolares. “Estou muito feliz em representar o Tocantins. Meu sonho é trazer medalhas e ir mais longe”, explicou a paratleta que vai competir em três modalidades: arremesso de peso, salto à distância e corrida.

Etapa nacional

As Paralimpíadas Escolares acontecem de 23 a 26 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Cerca de 851 atletas estão inscritos na edição deste ano, de um total de 24 unidades da federação – apenas os estados de Alagoas, Minas Gerais e Rondônia não serão representados na competição. O evento é um grande celeiro de atletas paralímpicos. Entre todos os medalhistas dos Jogos de Tóquio, 27 atletas já participaram do evento realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2009.

Talentos do paradesporto brasileiro já passaram pelas Escolares, como os velocistas Alan Fonteles, ouro em Londres 2012, Verônica Hipólito, prata no Rio 2016, e Petrúcio Ferreira, recordista mundial nos 100m (classe T47); o nadador Talisson Glock, prata no Rio 2016; o jogador de goalball Leomon Moreno, prata no Jogos de Londres e bronze no Rio 2016; a mesa-tenista Bruna Alexandre, bronze no Rio 2016, entre outros.

Nesta edição, a competição contará com 13 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas 3x3, bocha, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, judô, natação, parabadminton, parataekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.