O título do Palmeiras na Copa Libertadores da América acabou dando uma "força" para o rival Corinthians, que sonha com a classificação para a próxima edição da principal competição sul-americana de clubes.

O time de Vagner Mancini ocupa a 10ª colocação no Brasileirão, com 45 pontos ganhos. Os seis primeiros garantem vaga na Libertadores, mas como o Palmeiras já carimbou a sua presença na próxima edição com o título conquistado neste sábado sobre o Santos (30), se ele terminar entre os seis primeiros colocados, automaticamente abre a vaga para o sétimo.

Hoje, o principal adversário do Corinthians na briga por essa sétima vaga é o Fluminense, que começou a rodada com 50 pontos e neste domingo enfrenta o Goiás, mas o jogo não havia terminado até a publicação desta reportagem. Além dele, Athlético-PR, Ceará, Santos e Atlético-GO estão embolados com os mesmos 45 pontos que tem o Timão.

Também existe a possibilidade de a classificação para a Libertadores se transformar em um G-8, isso se Palmeiras e Grêmio, que disputam o título da Copa do Brasil, terminarem o Brasileirão entre os seis primeiros colocados --o campeão garante a vaga direta na competição continental.

Assim, o jogo contra o Ceará, quarta (3), na Neo Química Arena, é de fundamental importância para as ambições corintianas em busca da vaga na Libertadores.

O sorteio da Libertadores 2021 está marcado para sexta (5). Como o Brasileiro ainda estará em andamento, as vagas brasileiras estarão distribuídas como Brasil 1, Brasil 2, etc. Os quatro primeiros do Brasileirão entram direto na fase de grupos, assim como o Palmeiras. O campeão da Copa do Brasil também, mas, caso seja o Verdão, o quinto colocado do Brasileirão vai direto para a fase de grupos.

Mudança

A CBF anunciou neste domingo (31) a alteração do jogo do Corinthians com o Athletico-PR, anteriormente marcada às 16h do dia 7, a partida foi transferida para o dia 10, às 21h30, na Neo Química Arena.