Sparta e Palmas entrem em campo neste sábado, 9, para o primeiro jogo da decisão do Campeonato Tocantinense Sub-19. O confronto será no Mirandão, em Araguaína, a partir das 16 horas. O estádio estava sem receber torcida, mas uma vistoria do Corpo de Bombeiro, na quinta-feira, 7, liberou o local para receber até 600 torcedores, a entrada é gratuita.

Na primeira fase, o Tricolor da Capital venceu dois jogos, perdeu um e empatou outro. Com os resultados a equipe avançou em segundo lugar do Grupo C, atrás do seu principal rival, o Capital. Na segunda fase, O Palmas despachou o Interporto, após empatar o primeiro jogo em 0 a 0 e vencer a partida de volta por 2 a 1.

Na terceira etapa do torneio Estadual, a vítima da vez foi o Tocantinópolis. No primeiro confronto 3 a 0 em casa, no segundo duelo, no estádio do Verdão do Norte, a equipe perdeu por 2 a 1, mas avançou às semifinais. Na última etapa antes de chegar a decisão, o Palmas tinha que eliminar o seu grande rival. Nos dois jogos contra o Capital, o time entrou muito bem e venceu os dois confrontos, 1 a 0 e 2 a 1. No ano passado os clubes fizeram a final do torneio, e o rubro-negro sagrou-se campeão.

Sparta

O clube de Araguaína fechou a primeira fase em primeiro lugar no Grupo D, após três vitórias e uma derrota. Na segunda fase, o time continuou avassalador e tirou o Nova Conquista da briga, após um 0 a 0 no primeiro jogo e um 4 a 0 no segundo. Na etapa seguinte veio o Gurupi e depois de dois jogos duríssimos, 1 a 1 e 2 a 0, o clube conseguiu a classificação para as semifinais.

Na semifinal o Sparta encarou o Tocantinópolis, que se avançou graças ao índice técnico. No primeiro confronto, o time de Araguaína conseguiu arrancar um empate dentro da casa do Verdão do Norte. Já dentro dos seus domínios, no jogo de volta, o Sparta bateu o rival por 3 a 1 e carimbou vaga na decisão.

O jogo de volta da final será no próximo dia 16, no Nilton Santos, em Palmas. O campeão do Campeonato Tocantinense Sub-19 deste ano vai representar o Estado na Copa do Brasil Sub-20 em 2020 e na Copa São Paulo de Juniores em 2021.