A Federação Internacional de Tênis (ITF) anunciou nesta quarta-feira que a russa Maria Sharapova está suspensa por dois anos, por causa de ter testado positivo para doping no Aberto da Austrália.

A punição, de acordo com o programa antidoping da entidade, começa a valer a partir de 26 de janeiro, data do exame. Todos os resultados da atleta obtidas desde então, também foram invalidados pelo tribunal independente que julgou o caso, o que resulta em perda de pontos no ranking e obrigação de devolução de premiações.

A russa, vencedora de cinco títulos de Grand Slam, revelou em março deste ano que havia sido flagrada pelo uso de Meldonium, remédio que consumia a dez anos, e figura desde 1º de janeiro deste ano na lista de proibições.

Sharapova depôs entre 18 e 19 de março e, segundo as informações da Federação Internacional de Tenis, assumiu a culpa pelo doping. Por causa disso, a punição foi de dois anos, sendo válida até 25 de janeiro de 2018.

Afastada do circuito profissional da WTA desde a derrota nas quartas de final do Aberto da Austrália, admitiu em entrevista coletiva que não pretende se aposentar com essa mancha no currículo.

"Não quero terminar minha carrera por causa de uma suspensão por doping. Minha esperança é ter uma segunda chance", disse a tenista em março.