Mesmo após algumas federações esportivas do Tocantins suspenderem as atividades por conta do novo coronavírus (Covid-19), os jogos das semifinais do Campeonato Tocantinense seguem inalterados. Neste domingo, 15, as quatro equipes entram em campo. O Araguacema recebe o Palmas, na Arena Taça, às 16 horas. Em Tocantinópolis, o time da casa encara o Interporto, no estádio Ribeirão, às 16 horas.

Por terminar a primeira fase em primeiro, o Palmas ganhou o direito de fazer o segundo jogo da semifinal em casa, marcado para o dia 22 de março, no Nilton Santos, às 16 horas, na Capital. Segundo colocado da fase de pontos corridos, o Interporto também faz o segundo confronto das semifinais dentro de seus domínios, jogo deve ocorrer dia 21 de março, às 16 horas, no estádio General Sampaio, em Porto Nacional.

Campanhas

Sem perder nenhuma partida na primeira fase, o Palmas terminou na liderança com 19 pontos. Foram seis vitórias, um empate e nenhuma derrota. O Ataque marcou 18 vezes, enquanto a defesa só foi vazada em três ocasiões. Com mais dois campeonatos no calendário deste ano, Copa Verde e Campeonato Brasileiro da Série B, o time do técnico Alexandre Gomes vai em busca do seu oitavo título estadual.

Líder por algumas rodadas da primeira fase do Estadual, o Interporto terminou a primeira parte do torneio segundo com 16 pontos, 5 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Justamente a única derrota, 1 a 0 diante do Sparta, tirou o time da liderança da competição. Já que se tivesse vencido, se igualaria aos mesmos 19 pontos do Palmas, mas superaria o rival na quantidade de gols marcados. O Tigre marcou 20 vezes na primeira fase e sofreu cinco gols. Os portuenses vão em busca do quinto título Estadual.

Terceiro colocado na primeira fase e finalista da última edição do Campeonato Tocantinense, o Tocantinópolis somou 13 pontos, fez 11 gols e sofreu 9 na fase inicial do torneio. A equipe venceu quatro jogos, perdeu dois e empatou um. O Verdão do Norte vai atrás do quarto título da competição.

Em sua estreia na elite do futebol tocantinense, o Araguacema já fez história. Na quarta colocação, o Azulão do Norte conseguiu chegar nas semifinais da competição, mas a vaga só veio na última rodada da primeira fase. A equipe terminou com 11 pontos (3V, 2E e 2D), marcou 12 gols e sofreu 8.

Campeão

O vencedor do tocantinense 2020 ganhará o direito de representar o estado na Copa do Brasil 2021. Além disso, será o representante número um do Tocantins na Copa Verde e no Campeonato Brasileiro da Série D do próximo ano. O vice-campeão também terá o direito de participar dessas duas últimas competições.

Na edição deste ano, a Federação Tocantinense de Futebol (FTF), entidade responsável pela organização do campeonato, arca com as despesas da arbitragem e deu desconto na inscrição dos atletas na competição.