A seleção tocantinense feminina de vôlei Sub-16 inicia neste sábado, 28, a disputa do Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão da categoria, em Boa Vista (RR). A disputa vai até o dia 2 de outubro, com participação de seis estados: Roraima (RR), Piauí (PI), Mato Grosso do Sul (MS), Bahia (BA), Pará (PA) e Tocantins (TO).

O torneio nacional faz parte do calendário de jogos da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e as seleções participantes serão distribuídas em uma chave única, dessa forma todas as equipes jogam entre si. Vence o campeonato a equipe que somar mais pontos, contudo, além da vencedora, outras duas equipes garantem o acesso a divisão principal em 2020. Os jogos vão acontecer no Ginásio do Instituto Federal de Roraima, campus de Boa Vista.

Segundo o treinador Antônio Rodrigues (Zico), 50 anos, a seleção tocantinense ficou definida através de uma seletiva entre três escolas. “A montagem do time passou por uma seletiva com atletas das escolas Santa Cruz (Araguaína), Dom Bosco (Palmas) e Dom Bosco Premium (Palmas). Assim, conseguimos montar um elenco técnico e com jogadoras que possuem características específicas.”, ressalta.

Para o presidente da Federação Tocantinense de Vôlei (FTV), Ricardo Abalém, esse tipo de campeonato não é importante apenas pelo acesso, mas por servir de palco para que as jogadoras do Estado sejam vistas por todo Brasil. “Essas competições (Campeonato Brasileiro) servem de vitrine para nossas atletas mostrarem os talentos que temos por aqui. Através de torneios assim vários atletas daqui chegaram a grandes clubes e até seleção brasileira. Além disso, essa também é uma oportunidade que a CBV tem de renovar as nossas seleções.”, pontua.

Composição da seleção feminina do Tocantins Sub-16:

-Colégio Santa Cruz (Araguaína)

Isabella Alves, Talina de Sousa, Maria Clara Soares, Juliana Pereira

Dafne dias Barros

-Colégio Dom Bosco Premium (Palmas)

Bruna Costa

-Educacional Dom Bosco (Palmas)

Alice Silva

Luciane de Paula

Mylena Cesar

 

Tabela dos jogos (horário é de acordo com o da cidade de Boa Vista)

Rodada 1 – Sábado (28/09) - 16 horas

Piauí x Tocantins

Rodada 2 – Domingo (29/09) – 20 horas

Tocantins x Roraima

Rodada 3 – Segunda-feira (30/09) – 16 horas

Pará x Tocantins

Rodada 4 – Terça-feira (01/10) – 18 horas

Mato Grosso do Sul x Tocantins

Rodada 5 – Quarta-feira (02/10) – 18 horas

Tocantins x Bahia