Depois de ter cumprido o objetivo principal de vencer uma partida após o fracasso no Mundial, Dunga tem de superar a primeira crise de sua nova passagem pela Seleção Brasileira. Nesta terça-feira contra o Equador, às 22 horas (de Brasília), no estádio MetLife, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, a equipe tenta vencer e provar que o corte por indisciplina do lateral-direito Maicon, um dos homens de confiança do treinador, não afetou a equipe psicologicamente ou arranhou a sua imagem como líder.

Os detalhes do caso grave de indisciplina do lateral da Roma vieram à tona nesta segunda. No último sábado, em Miami, o jogador simplesmente não se apresentou às 20 horas como o técnico havia determinado. Ele só apareceu na manhã de domingo, por volta das 7 horas, ou seja, quase 12 horas depois do combinado. Assim que soube do atraso, o técnico Dunga demorou parte da manhã refletindo sobre a punição.

Aos 33 anos, Maicon era um dos mais experientes do grupo e foi convocado como um dos pilares da transição após a Copa. Era uma espécie de vice-capitão e tinha a função de orientar os mais novos, dentro e fora de campo. Antes, havia sido o terceiro jogador com maior número de convocações da primeira era Dunga. Só ficava atrás de Robinho e Gilberto Silva.

Decepcionado, o treinador decidiu cortá-lo e praticamente encerrou o ciclo do veterano na Seleção. Os jogadores foram proibidos de tocar no assunto. O clima de alívio depois da vitória contra a Colômbia, na última sexta, se dissipou e o grupo ficou ainda mais sério, escolhendo as palavras nas entrevistas. “Temos de seguir a orientação de não falar sobre o assunto. Não adianta perguntar”, disse o zagueiro David Luiz.

 

Esclarecimentos

A CBF não se posicionou oficialmente sobre o assunto, mas os jogadores estariam pressionando a comissão técnica. Com o episódio, Dunga deu um recado para o elenco. Ele está mais bonzinho e simpático, mas não vai permitir indisciplinas. Gilmar Rinaldi, coordenador de seleções, afirmou que o episódio tinha sido de indisciplina, embora não tenha revelado os detalhes do corte.