A segunda etapa estadual de judô, para o ranking dos atletas tocantinense da modalidade de 2019, será realizada na tarde do próximo sábado, 13, na quadra do Complexo Esportivo da Ceulp/Ulbra, em Palmas. O evento, obrigatório para os competidores que almejam uma vaga na disputa do Campeonato Brasileiro Regional, reunirá as categorias Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-18 e Sub-21, além de judocas das classes Master e Sênior.

A pesagem dos competidores que moram na Capital será realizada na sexta-feira, 12, na Associação Cultural Nipo Brasileira do Tocantins, das 18h às 19h, ou na Escola Municipal de Tempo Integral Logo Sul – Colégio Esportivo Militar do Corpo de Bombeiros (CEMIL). Para os atletas de outras cidades que vão participar do evento, a pesagem acontece no mesmo dia e local das provas, das 11h às 11h30, após esse horário não será mais permitido a verificação do peso.

A competição é organizada pela Federação de Judô do Estado do Tocantins, que é filiada à Confederação Brasileira do esporte. De acordo com o Coordenador Técnico da Federação Tocantinense, Celso Galdino, o evento vai contar com a participação de cerca de 150 atletas entre todas as classes.

Brasileiro

Em relação a disputa do Campeonato Brasileiro Regional, que acontece entre os dias 3 e 5 de maio, em Ji-Paraná, Rondônia, para poder participar do torneio os competidores que fazem parte classe Sub-13 até a categoria Sênior, precisam garantir o primeiro ou segundo lugar nas categorias que fazem parte durante as etapas. É possível também que, além dos dois primeiros lugares, os terceiros colocados de algumas classes sejam selecionados, porém, quem decide isso é a Federação Estadual. 

A Federação Tocantinense de Judô está em campanha para arrecadar recursos que ajudem a custear a viagem até a cidade rondonense, pois, de acordo com Galdino, apenas o aluguel do ônibus custa em torno de R$ 18 mil, fora alimentação e hospedagem dos atletas. Além de rifas, os responsáveis pela entidade organizaram festivais de yakisoba. O próximo deve acontecer no dia 27 de abri, em Palmas, na Associação Cultural Nipo Brasileira do Tocantins.