Após uma corredora ser atingida por um carro durante a Meia Maratona do Tocantins no último final de semana, em Palmas, a Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esporte (Seduc), organizadora do evento, respondeu sobre o ocorrido na manhã desta terça-feira, 4. O órgão explicou que adotou todas as medidas para garantir a segurança dos competidores, inclusive contratando uma empresa de seguros para o evento.

Conforme a Seduc, para a realização da prova, foi firmada parceria com entidades de segurança no sentido de bloquear e fiscalizar os acessos da Avenida Teotônio Segurado, local onde foi realizada a prova. “Mesmo assim, um motorista irresponsavelmente furou o bloqueio na avenida, atropelando a atleta”, reiterou.

A Secretaria reforçou ainda que foi contratada uma empresa de seguros para segurança dos participantes e todos os atletas tem acesso a esse serviço por meio da organização.

Caso

Segundo enfermeira Kêmia Bortoloto Ribeiro, de 35 anos, o acidente aconteceu próximo do quilômetro 12 da demarcação da prova, logo depois do Restaurante Tabu, na avenida Theotônio Segurado.

De acordo com Kêmia, o motorista cortou o bloqueio e a atingiu por trás. O motorista também não prestou socorro e fugiu do local após o ocorrido. Depois de ser atingida, a vítima foi levada a um hospital particular por uma ambulância. Ela teve ferimentos por todo o corpo e está com hematomas, além de uma lesão mais grave no cotovelo.

Reclamação

Kêmia e outros atletas que participaram da prova criticaram a organização da competição quanto à segurança durante o trajeto. “Não fizeram nada para ajudar. Não comunicaram nada e o pessoal da prova não entrou com a gente para saber como estavam as coisas. Um descaso total”, relatou o médico ortopedista e marido da vítima, Guilherme Azevedo, que também esteve presente no evento.