Pouco antes do apito final na derrota por 2 a 1 diante do Palmeiras, o Santos viu se repetir um cenário que o tem atrapalhado muito na atual temporada: terminar partidas com dez jogadores. Com o segundo amarelo recebido por Alison aos 46 do segundo tempo, esta foi a quinta vez que um jogador do Peixe foi expulso nos últimos nove jogos.

A primeira delas aconteceu no clássico contra o São Paulo, pelo Paulistão, último compromisso das duas equipes antes da paralisação pela pandemia. No Morumbi, o Santos vencia o Tricolor por 1 a 0 quando Jobson recebeu o segundo amarelo. Os donos da casa acabaram virando a partida, que encerrou uma sequência de três vitórias do Peixe, sua maior arrancada até agora na atual temporada.

O filme então se repetiu nas três partidas seguintes, culminando na expulsão de Marinho nas quartas de final do estadual contra a Ponte Preta, partida em que o Santos acabou eliminado da competição após uma derrota de virada por 3 a 1 em casa.

O Santos somou somente um pontos nesses cinco jogos. Isso aconteceu no empate em 1 a 1 contra o Santo André no Paulista, construído com um gol de Soteldo, seis minutos após a expulsão de Sánchez. Para piorar, em três oportunidades o Peixe estava vencendo a partida antes de receber o cartão vermelho e sofrer a virada.

A expulsão de Alison neste domingo (23) contra o Palmeiras foi a primeira desde a chegada de Cuca. Vale ressaltar que ela foi a única que aconteceu nos minutos finais de jogo. Todas as outras ocorreram antes dos 10 primeiros minutos do segundo tempo.

O jogador a menos impediu qualquer sonho de buscar pontos nos minutos finais e manter a subida na tabela da competição.

PROBLEMA ANTIGO

É importante lembrar que o Santos sofreu com o mesmo problema no Brasileirão do ano passado. O Peixe terminou a competição como equipe com mais cartões vermelhos recebidos (11), sendo quatro deles nas últimas quatro rodadas da competição.