Mesmo com um pênalti desperdiçado logo aos 4min de jogo, o Santos venceu o Palmeiras por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (25), na Vila Belmiro, pelo jogo de ida da final da Copa do Brasil.

O atacante Gabriel foi o principal personagem da partida ao deixar de ser o vilão do time santista ao perder um pênalti para ser o herói ao marcar o gol da vitória na etapa final.


O Santos joga pelo empate na partida de volta para assegurar o título. Para o Palmeiras, resta uma vitória por dois ou mais gols para conquistar a taça. Se o time alviverde obtiver vitória por um gol, a decisão irá para os pênaltis.


O jogo


O Santos se aproveitou da fragilidade do meio de campo do Palmeiras, que teve o jovem Matheus Sales como a novidade entre os titulares, e controlou o jogo e dominou completamente o primeiro tempo.


Com mais mobilidade e apostando nas jogadas em velocidade sobre Zé Roberto, que atuou na lateral esquerda alviverde, o time da Vila Belmiro só não foi para os vestiários com a vantagem no placar porque esbarrou na bela atuação do goleiro Fernando Prass.


A melhor chance santista, no entanto, aconteceu logo aos 4 min, quando Gabriel desperdiçou uma cobrança de pênalti ao acertar a trave adversária.


Já o Palmeiras sofreu com os mesmos problemas de criação no meio de campo dos últimos jogos. Com Robinho aberto pela direita e Dudu, pelo centro, o time alviverde não conseguiu fazer a transição da defesa para o ataque e abusou novamente da ligação direta.


Para piorar o cenário alviverde na partida, Gabriel Jesus machucou o ombro e precisou ser substituído por Kelvin, que pouco fez no setor ofensivo.


O técnico Marcelo Oliveira tentou corrigir a marcação no Palmeiras com a entrada de Amaral no lugar de Matheus Sales logo na volta do segundo tempo. Mas sem sucesso.


O Santos continuou melhor na partida. Prass evitou dois gols certos da equipe santista em chutes de Renato e Gabriel ainda antes dos 5min.


Aos 22 min, o árbitro Luiz Flavio de Oliveira sentiu-se mal e foi substituído pelo quarto árbitro Marcelo Aparecido de Souza, que comandou a partida até o apito final.


E o Santos chegou ao gol da vitória aos 33 min. Gabriel faz bela jogada individual pelo lado direito e, na saída de Prass, chutou no canto e selou o placar na partida.


No fim, o lateral direito Lucas, que já tinha o cartão amarelo, levou o vermelho após chutar a bola em Lucas Lima e vai desfalcar o Palmeiras no confronto decisivo.