Convocado como substituto do lesionado Hulk, o atacante Robinho roubou a cena na apresentação dos jogadores nesta segunda-feira, em Miami, para os dois amistosos que a seleção brasileira vai realizar em solo norte-americano. O santista se colocou como protagonista da nova fase da equipe ao lado de Neymar, relembrou com saudade a parceria vitoriosa no Santos e, nas entrelinhas, indicou que a dupla pode representar um rumo para a renovação que vai começar a se desenhar nesta sexta, contra a Colômbia, e no dia 9, contra o Equador.

Robinho mostrou personalidade e confiança. “Eu estava com saudade de ver o Neymar, de voltar a jogar com ele e vou fazer isso agora”, disse o atacante, referindo-se às conquistas do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil de 2010 e ao futebol vistoso que o Santos mostrou no período. “Amo jogar pelo meu País, representar o Brasil e espero fazer o meu melhor. O Dunga é um treinador que eu já conheço e que vai colocar em campo quem estiver melhor para jogar”, afirmou.

A concorrência realmente vai ser dura. Se Dunga levar adiante a ideia de jogar com um falso camisa 9, Robinho compete com Diego Tardelli. Se enxergar no santista um meia com poder de aproximação, Robinho medirá forças com Ricardo Goulart, Everton Ribeiro e Philippe Coutinho. “Desta vez, eu vou fazer de tudo para não sair mais da seleção”, projetou.

Um ponto a seu favor é a parceira duradoura com o técnico brasileiro. Robinho foi titular na Copa do Mundo de 2010 como o jogador que mais vezes foi convocado: foram 25 chamados.

A desenvoltura de Robinho, um dos primeiros a chegar a Miami, no início da manhã , fez contraste com o silêncio de Neymar, que se apresentou no meio da tarde. Simpático apenas com os fãs, o craque evitou entrevistas.

FANTASMA

Chegando de vários lugares, todos os jogadores, sem exceção, tiveram de dar satisfações sobre o 7 a 1 da Alemanha sobre o Brasil na semifinal da Copa. Até quem não teve nenhuma relação com a derrota. “Também me sinto responsável por aquela derrota. Todos nós representamos o futebol brasileiro”, disse o volante Elias, do Corinthians.

O zagueiro David Luiz e o lateral-esquerdo Marcelo são otimistas “O gigante caiu, mas já levantou”, disse o jogador do PSG. “Agora, vamos começar uma nova era”, completou Marcelo, substituto do contundido Alex Sandro. Essa “nova era” começa para valer nesta terça no primeiro treino da seleção de Dunga.

Compromissos

A seleção de Dunga entra em campo nesta sexta-feira, contra a Colômbia, em Miami, às 22 horas. O segundo compromisso será no dia 9, contra o Equador, em Nova Jersey.