A ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) e a WTA (Associação das Tenistas Profissionais) informaram em comunicado que todos os jogos de tênis previstos para esta quinta (27) no Torneio de Cincinnati, nos EUA, não vão acontecer e serão adiados para sexta (28).

A medida faz parte de um protesto após Jacob Blake, um homem negro, ser baleado pelas costas sete vezes por um policial branco do estado norte-americano de Wisconsin.

"Como esporte, o tênis está assumindo coletivamente uma postura contra a desigualdade racial e a injustiça social que, mais uma vez, foi colocada em primeiro plano nos Estados Unidos", iniciou a ATP.

"O USTA, o ATP Tour e a WTA decidiram reconhecer este momento ao interromper o jogo do torneio no Western & Southern Open [evento em Cincinnati] na quinta-feira, 27 de agosto. Os jogos serão retomados na sexta-feira, 28 de agosto", concluiu a entidade.

O texto foi divulgado horas depois de a tenista japonesa Naomi Osaka, décima do mundo, dizer que não disputaria a semifinal do WTA de Cincinnati como protesto contra ataques de policiais a pessoas negras nos EUA.

Ela justificou dizendo que antes de ser uma atleta, é uma mulher negra. "Olá, como muitos de vocês sabem, eu estava com meu jogo das semifinais agendado para amanhã. No entanto, antes de atleta, eu sou uma mulher negra. E, como uma mulher negra, eu sinto que tem muitos assuntos mais importantes acontecendo que precisam de atenção imediata, mais do que me ver jogar tênis", escreveu.

Apesar de ter Cincinnati no nome, os dois torneios estão sendo disputados no complexo de Flushing Meadows, em Nova York, que receberá também o Aberto dos EUA, no início de setembro.

Além do tênis, os jogos da NBA, a principal liga de basquete do mundo, e da MLB (liga profissional de beisebol nos EUA) foram suspensos em decorrência do episódio envolvendo Blake.