Mostrando força não só nos treinos, mas também nas corridas. Assim, o piloto tocantinense João Vieira levou o nome do Estado do Tocantins novamente ao pódio do automobilismo europeu ontem durante a disputa da segunda rodada tripla do Campeonato Italiano de Fórmula 4. Vieira chegou em 2º lugar no Adria International Raceway, pista de 2.702 metros localizada na província de Rovigo. Durante os treinos classificatório, o piloto do Tocantins havia conquistado o 3º lugar no grid da corrida 1 e o 4º para a corrida 2, também realizada ontem, e na qual Vieira cruzou em 4º lugar, depois de outra batalha muito intensa com o piloto chinês Ye Yifel pelo pódio.

Resultados

Os bons resultados do tocantinense o credenciam como um dos favoritos para a terceira e última corrida da programação, que será disputada neste domingo a partir das 9 horas (horário de Brasília). A etapa, que contará com 31 pilotos no grid, poderá ser acompanhada ao vivo pelo site da categoria: http://www.acisportitalia.it/F4/. Apesar do bom posicionamento no grid de largada, o competidor havia lamentado a ocorrência de uma bandeira vermelha na classificação, que interrompeu uma sequência de voltas rápidas. “Mas teve o lado bom nessa história porque tive pneus mais novos para a corrida”, avaliava o piloto da equipe italiana Antonelli Motorsports.

Nas provas de ontem, Vieira esteve sempre entre os primeiros e marcou ambas as corridas pela maturidade, sem a qual poderia ter se envolvido em acidentes. “Larguei bem nas duas corridas e procurei ao máximo me livrar dos problemas porque o objetivo era somar muitos pontos. Felizmente deu certo”, disse o piloto, comemorando o fato de ter somado 30 pontos com o 2º e o 4º lugares, respectivamente.

O Campeonato Italiano de Fórmula 4 é atualmente o mais importante certame para jovens pilotos do mundo todo. É uma competição monomarca e o conjunto mecânico é o mesmo para todos os pilotos: chassi Tatuus, motor Fiat Abarth Turbo 1.4 e pneus Pirelli. Com cinco corridas já disputadas, João Vieira tem um 2º, um 4º e dois 6º lugares.

corrida

Neste domingo, na pista de 2.702 m localizada na província de Rovigo, às 9 horas (de Brasília), o piloto João Vieira volta à pista para completar a rodada tripla da segunda etapa no circuito de Adria, na Itália.