O paratletla portuense Ilquias Lopes Pereira, 21 anos, representa o Tocantins na disputa do Open Internacional de Atletismo e Natação 2019, que acontece entre os dias 25 e 27 de abril, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Competidores de 20 países participam do evento, que reunirá mais de 600 atletas, são 243 nas piscinas e outros 358 na pista e no campo de atletismo.

Velocista desde 2014, Pereira é um dos nomes fortes do paradesporto tocantinense e foi um dos destaques do Estado, na disputa da etapa regional Centro-Leste do Circuito Brasil, realizada em Uberândia (MG), no final de março. Na ocasião conquistou ouro nos 100m e 200m e ficou com a prata na prova dos 400m.

No Open Internacional, o paratleta que mora em Porto Nacional e que faz parte do Instituto Reviver, compete na categoria dos 100m, prova atletismo que é especialista, também corre os 400m da modalidade e disputa na classe F46 do Lançamento de Dardos.  O técnico Jones de Sena Soares é quem acompanha o competidor e estará ao lado dele na disputa do torneiro.

Pereira garante que a expectativa para a competição é a melhor possível e que tem treinado forte para melhorar o seu tempo. “No mês passado consegui baixar minha marca nos 100m, isso só foi possível graças a muito treinamento. Quero fazer uma boa participação no Open Internacional e quem sabe buscar uma vaga na disputa do Mundial”, pontua o atleta.

Competição

O Open Internacional serve como plataforma dos atletas que desejam atingir os índices estabelecidos pelo Departamento Técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O tempo conquistado no torneio é um dos critérios que a entidade usa para a escolha dos representantes brasileiros em competições internacionais, como por exemplo, os Mundiais e os torneios continentais.

Rotina

Pereira, que mora com a esposa e a filha de sete meses, tem uma rotina de treino intensa. Ele divide os exercícios entre a pista de atletismo, academia e pilates. Além de correr dois quilômetros todas as manhãs, o atleta faz um trabalho de fortalecimento muscular em uma academia de Porto Nacional, cidade onde reside, toda segunda, quarta e quinta-feira. Nos outros dias da semana, ele treina em Palmas, na pista de atletismo da Universidade Federal do Tocantins.  

Participação

Essa será segunda participação do jovem atleta tocantinense no Open Internacioanl. Em 2018, ele ficou em terceiro na final B dos 400m. Este ano ele lidera o ranking nos 100m e 200m, porém os três melhores atletas do País, que figuram entre os cinco melhores do mundo, ainda não competiram em 2019. Um dos desafios que Pereira enfrenta em São Paulo, é tentar bater o campeão paralimpico e recordista Mundial Petrucio Ferreira