Nesta sexta-feira, 27, o Palmas vai se despedir do Campeonato Brasileiro da Série D 2020. O Tricolor da Capital entra em campo pela última rodada da primeira fase da competição no duelo contra o Villa Nova (MG) às 16 horas, no estádio Nilton Santos, em Palmas. Pelo Grupo A6, os dois times vão apenas cumprir tabela, já que nenhum dos dois têm chance de seguir para próxima fase da competição.

Por outro lado, o Palmas tem sua última chance para tentar marcar seus primeiros pontos na competição, já que até o momento o time soma 13 derrotas em 13 jogos disputados. Para o jogo, o técnico Robson Tavares terá o retorno dos jogadores: Marcello (zagueiro), Luís Felipe (atacante), Jeferson (lateral), Leite (Zagueiro) e Zé Elias (meia), que estava fora, devido a um período de testes que realizou na base do Palmeiras.

O atacante Bruninho segue fora por conta da Covid-19, o volante João Bernardo está no departamento médico e o goleiro Jennerson também segue fora do time por questões familiares.

Retrospectiva

O Palmas estreou na Série D 2020, contra o Villa Nova e perdeu por 3 a 1, no dia 20 de setembro, em Nova Lima (MG). Essa foi uma das vitórias do time mineiro na competição. O Villa Nova conseguiu somar 9 pontos, com duas vitórias e três empates. Na segunda rodada, o time tocantinense perdeu em casa para o Tupinambás (MG) por 2 a 0.

A terceira derrota veio contra o Atlético de Alagoinha (BA) fora de casa por 3 a 0. Na quarta rodada, em casa, a equipe que é a atual campeã tocantinense, perdeu para o Bahia de Feira (BA), por 1 a 0. Na quinta rodada do torneio, em Taguatinga (DF), o Palmas encarou o Brasiliense e perdeu por 5 a 0, para o time que eliminou o Tocantinópolis na fase preliminar do torneio. Os jogos seguintes do primeiro turno foram: derrota para o Gama (DF) por 3 a 0, em casa e derrota para a Caldense (MG) por 2 a 0, fora de casa.

Returno

Nos sete jogos do primeiro turno da competição, o Palmas marcou apenas um gol e sofreu 19. Na oitava rodada, em casas, o time voltou a enfrentar a Caldense e perdeu outra vez, 2 a 1, mas conseguiu fazer um gol após sete jogos sem marcar. Na rodada seguinte mais uma goleada para um time do Distrito Federal. Fora de casas, o Tricolor perdeu por 6 a 1 para o Gama.

Com nove derrotas seguidas a situação do Palmas era complicada e uma classificação para fase seguinte do torneio quase impossível. A eliminação veio na 10ª rodada, após derrota para o Brasiliense por 3 a 0, no Nilton Santos, na Capital. Nas rodadas seguintes foram: 5 a 0 para o Bahia de feira, fora de casa; 2 a 1 para o Atlético de Alagoinhas, em casa e 1 a 0 diante do Tupynambás fora de casa. Ao todo, foram 13 derrotas, quatro gols marcados e 38 sofridos. Sendo até o momento, o único time sem pontuar na Série D 2020.

Na última rodada todos os times entram em campo nesta sexta-feira, às 16 horas. Os outros jogos são: Gama x Atlético de Alagoinhas; Bahia de Feira x Tupynambás; Caldense x Brasiliense