Após registrar campanha pífia no Mundial de Clubes da Fifa, sem marcar gols e terminando em quarto lugar, o Palmeiras voltou a jogar bem e venceu o Fortaleza por 3 a 0, neste domingo (14), no Allianz Parque, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Diante de um adversário que luta contra o rebaixamento, a equipe alviverde apresentou criatividade e repertório ofensivo, com rápidas trocas de passes e finalizações certeiras. Tudo o que faltou no Qatar.

Sem chances de título e já garantido na fase de grupos da próxima Copa Libertadores por ser o atual campeão, o time alviverde chegou aos 56 pontos no Brasileiro com uma formação bastante modificada em relação à equipe que iniciou a partida contra o Al Ahly (EGI), na disputa pelo terceiro lugar do Mundial, na quinta (11).

Os atacantes Rony e Luiz Adriano, destaques do Palmeiras na temporada, foram dois dos jogadores poupados. Já Lucas Lima e Breno Lopes, que não entraram em campo na competição realizada no Qatar, começaram a partida na equipe principal.

As mudanças deram fôlego à equipe do técnico Abel Ferreira, que pressionou o adversário desde o início. Logo aos 10 minutos, o defensor Bruno Melo evitou gol do palmeirense Lucas Esteves quase em cima da linha.

Aos 19 minutos da primeira etapa, o meia Gustavo Scarpa abriu o placar cobrando falta. O gol deu tranquilidade à equipe palmeirense, que ampliou com Lucas Lima, aos 25 minutos, após cruzamento de Marcos Rocha, e com Breno Lopes, aos 35 minutos, em chute de fora da área.

Autor do único gol na final da Libertadores, contra o Santos, Lopes viajou ao Qatar, mas não pôde ser inscrito por ter chegado ao Palmeiras após o fim da janela internacional de transferências.

No segundo tempo, o time alviverde administrou o resultado e perdeu boa chance com Patrick de Paula, que finalizou fraco cara a cara com o goleiro Felipe Alves aos 30 minutos.

O Palmeiras volta a campo na quarta-feira (17), contra o Coritiba, fora de casa. Com jogos atrasados no Brasileiro por causa das disputas da Libertadores e do Mundial, a equipe do técnico Abel Ferreira enfrentará uma maratona de jogos e fará as 4 partidas restantes da competição em 9 dias. Além da equipe paranaense, o time alviverde ainda terá pela frente São Paulo, Atlético-GO e Atlético-MG.

O Palmeiras tentará também o seu terceiro título na temporada, na Copa do Brasil, contra o Grêmio. A primeira partida da final será no dia 28, em Porto Alegre.​

 

PALMEIRAS

Weverton; Marcos Rocha (Mayke, aos 36'/2T), Gustavo Gómez, Kuscevic, Renan; Danilo (Felipe Melo, aos 36'/2T), Gabriel Menino; Lucas Lima (Raphael Veiga, aos 26'/2T), Gustavo Scarpa e Lucas Esteves (Patrick de Paula, aos 26'/2T); Breno Lopes (Willian, aos 13/2T). Técnico: Abel Ferreira.

 

FORTALEZA

Felipe Alves; Gabriel Dias (Tinga, aos 27'/2T), Quintero, Paulão, Bruno Melo (Carlinhos, intervalo); Ronald (João Paulo, aos 21'/T), Felipe, Romarinho, Igor Torres (Derley, intervalo); Wellington Paulista e David (Osvaldo, intervalo). Técnico: Enderson Moreira.

 

 

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 3 X 0 FORTALEZA

Competição: Campeonato Brasileiro

Data: 14 de fevereiro de 2021, domingo Horário: 18h15 (de Brasília)

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)

Arbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)

Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG), Celso Luiz da Silva (MG) e Rafael Gomes Félix da Silva (SP)

VAR: Igor Junior Benevenuto de Oliveira (MG)

Cartões amarelos: Derley, Felipe, Wellington Paulista (FOR)

Gols: Gustavo Scarpa, do Palmeiras, aos 19 minutos do primeiro tempo, Lucas Lima, do Palmeiras, aos 25 minutos do primeiro tempo, e Breno Lopes, do Palmeiras, aos 37 minutos do primeiro tempo.