Juan Carlos Osorio não é mais técnico do São Paulo. No início da tarde de ontem, o treinador entregou à diretoria do clube o pedido de demissão para assumir já nesta semana o comando da seleção do México. A assessoria de imprensa do São Paulo confirmou a informação. A saída do colombiano foi a terceira do dia no clube do Morumbi: o vice-presidente de futebol Ataíde Gil Guerreiro e o diretor de futebol Rubens Moreno já haviam pedido demissão mais cedo.

 

O colombiano foi contratado pelo clube no final de maio para substituir Muricy Ramalho, que se afastou por motivos de saúde -Milton Cruz assumiu interinamente o comando do clube até a chegada de Osorio. Nas últimas entrevistas coletivas, Osorio se mostrou bastante irritado com toda a situação e também com a diretoria tricolor, chegando até mesmo a dizer que não confiava mais na cúpula são-paulina por conta do desmanche promovido no time desde a sua chegada.

 

O início do clima ruim ficou exposto no final de agosto, após a derrota para o Flamengo, quando o técnico falou que tinha “sentimentos confusos”. Disse também que recebeu uma mensagem da diretoria que o deixou muito surpreso. “Depois do jogo anterior, recebi uma mensagem de um diretor, um membro da diretoria, e fiquei muito surpreendido. É muito difícil falar já. Agora estou tranquilo, escalei o time que podia. Vou pensar e pensarei o que é o melhor, e decidirei”, disse o treinador, na época.

 

Um dos agravantes da crise foi a venda de diversos jogadores do elenco são-paulino. Ao todo oito atletas deixaram o clube desde sua chegada, no fim de maio: Toloi, Paulo Miranda, Denílson, Cafu, Boschilia, Dória, Souza e Ewandro.

 

DIA TENSO

O pedido de demissão de Osorio não foi o único fato da terça-feira atribulada vivida pelo São Paulo. Mais cedo, o presidente do clube, Carlos Miguel Aidar, demitiu o vice-presidente de futebol, Ataíde Gil Guerreiro, após a briga entre os dois cartolas na última segunda, no hotel Radisson, no bairro Itaim Bibi, zona sul da capital paulista.

 

A briga entre Aidar e Ataíde aconteceu durante uma reunião entre dirigentes do clube. A confusão foi apartada pela equipe de segurança do hotel.

 

Rubens Moreno, diretor de futebol, também deixou o São Paulo. “Que fique claro, fui eu que pedi demissão. Ninguém me demitiu. Avisei o presidente e ele aceitou o meu pedido”, disse Moreno.

 

HISTÓRICO

Há pouco mais de quatro meses no São Paulo, Osorio comandou o time em 28 jogos, com 12 vitórias, sete empates e nove derrotas.