Um ensaio da cerimônia de abertura da Rio-2016, realizado no Maracanã, na noite desta quarta-feira (3), indicou que o ex-tenista Gustavo Kuerten vai entrar no estádio carregando a tocha olímpica.

Perto do fim da apresentação, de cerca de duas horas e meia, três locutores anunciaram em francês, inglês e português a chegada da tocha.

"A chama olímpica é trazida pelo tricampeão de Roland Garros e ex-número 1 do mundo Ricardo Gomes [sic]", disseram as vozes. Guga foi representado por uma mulher que entrou carregando a tocha. Ela foi passada à "medalhista olímpica de basquete".

Os diretores da cerimônia tomaram precauções para que os segredos não vazassem, introduzindo textos falsos na narração.

Por exemplo, a última pessoa a receber a tocha, para acender a pira, foi apresentada como "campeão olímpico de taekwondo Gabriel Santos" -figura inexistente, cujo perfil mais próximo seria o do campeão pan-americano do esporte Diogo Silva.

Para testar o acendimento da pira, o momento mais aguardado da abertura, o Maracanã foi evacuado.

O ensaio também mostrou uma participação da modelo Gisele Bündchen diferente da do último domingo (31).

Ela continuou entrando em cena desfilando ao som de "Garota de Ipanema", tocada por Daniel Jobim, filho de Tom. Desta vez, no entanto, a cena em que ela era abordada por um rapaz com roupas simples, que acabava perseguido por policiais que o confundiam com um assaltante, foi cortada.

A maior parte das estrelas que participarão da cerimônia esteve no Maracanã para ensaiar nesta quarta.

Caetano Veloso, Gilberto Gil e Anitta cantaram juntos clássicos do samba. Paulinho da Viola, Ludmilla, Marcelo D2 e Zeca Pagodinho também participaram do ensaio.