Começou nesta quinta-feira, 12, os Jogos Escolares das Juventude (JEJ), etapa Regional Verde, em Palmas, e apesar de algumas derrotas, o Tocantins conseguiu se sair bem na estreia. No primeiro dia de evento, 61 jogos, nas categorias 12 a 14 e 15 a 17 anos, movimentaram as quadras esportivas da Capital. As disputas nos torneios de: vôlei, basquete, futsal e handebol, valem vaga na fase nacional dos jogos, que será realizada no mês de novembro em Blumenau (SC).

No futsal o Tocantins começou com tudo. O time feminino do Colégio Estadual Raimundo Neiva de Carvalho, de Palmeiras do Tocantins, venceu a Escola Estadual Professora Sônia Henriques, de Laranjal do Jari (AP), por 6 a 1, na categoria de 15 a 17 anos. No entanto, no seu segundo compromisso do dia, o time tocantinense não conseguiu outro triunfo e perdeu para o Colégio Acreano, do Acre.

Vôlei

No vôlei feminino, a equipe do Dom Bosco, 15 a 17 anos, manteve o favoritismo, fez bonito na estreia e derrotou o colégio Mineko Hayashida, do Amapá, por 2 sets a 0. Já a equipe da escola, que disputa a classe 12 a 14 anos, não teve a mesma sorte e perdeu os dois jogos que disputou. O vôlei masculino do Tocantins, categoria 15 a17 anos, também não começou bem o torneio. A equipe do IFTO/Gurupi acabou derrotada por 2 sets a 0, para a Escola Nilton Lins, que representa o Amazonas (AM).

No basquete feminino, 15 a 17 anos, a equipe do IFTO/Palmas, perdeu pelo placar de 60 a 24 para o Colégio Santa Catarina, representante do Pará. Porém no masculino dessa mesma categoria a história teve outro final e a equipe do Colégio Dom Orione, de Tocantinópolis, derrotou o time do colégio Gabriel Café, do Amapá, por 48 a 37.

No handebol, o time feminino, 12 a 14 anos, do Centro Educacional Frei Antônio, de Tocantínia, bateu as meninas da Escola Daniel Berg, de Rondônia, por 18 a 16. A competição segue nesta sexta-feira, 13, e vai até domingo, 15.

Regional Verde

Conhecida como Regional Verde, a etapa disputada em Palmas reúne os estados do: Tocantins (TO), Acre (AC), Amapá (AP), Amazonas (AM), Mato Grosso (MT), Pará (PA), Rondônia (RO) e Roraima (RR), além do Distrito Federal (DF). A Capital recebe durante os cinco dias de evento cerca de 1.300 participantes, entre esse número estão: atletas estudantes, técnicos e oficiais dos nove estados. Ao todo serão disputados 16 torneios classificatórios de: basquete, futsal, handebol e vôlei, nas categorias masculino e feminino, em duas faixas etárias - 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. Os dois primeiros colocados de cada torneio garantem classificação para a etapa nacional. A delegação do Tocantins conta com 170 membros, entre atletas, professores e comissão técnica.