Em meio as várias propostas de mudanças apresentadas pelo presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Gianni Infantino, os dirigentes do alto escalão da entidade estão estudando a possibilidade de aumentar o número de equipes participantes do Mundial de Clubes.

Atualmente, o torneio disputado em dezembro no Japão reúne sete equipes detentoras dos títulos continentais, além do campeão nacional do país que sedia o evento. Segundo o jornal "O Estado de São Paulo", com a mudança, a competição passaria a contar com 16 equipes e seria realizada na China.

O acréscimo de times no Mundial de Clubes pode estar ligado com outro plano futuro da Fifa: o fim da Copa das Confederações. O torneio está garantido para 2017, na Rússia, mas, em 2021, sua realização não está confirmada. A Fifa já garantiu que o Catar, país que sediará a Copa de 2022, não receberá o evento.

Outra proposta de mudança está relacionada ao torneio de futebol dos Jogos Olímpicos. De acordo com a Fifa, a competição olímpica deveria deixar de contar com jogadores profissionais já para a edição de Tóquio, em 2020.