Após briga dura com Valterri Bottas, Lewis Hamilton largará na primeira colocação do Grande Prêmio de Portugal de Fórmula 1. O piloto britânico arrancou neste sábado (24) a posição do companheiro de Mercedes e, nos segundos finais, conseguiu melhorar o tempo e conquistou sua 97ª pole position da carreira.

A dúvida para as Mercedes era fazer duas voltas rápidas com pneu médio e, consequentemente, com o carro mais pesado ou correr o risco de não ter o pneu tão aquecido com uma volta rápida, porém mais leve. Bottas escolheu a segunda opção, fez só uma volta rápida e perdeu a pole. Hamilton fez duas voltas na segunda fez em que foi à pista e foi mais rápido.

"Você não sabe o quanto foi difícil hoje. Tenho um grande carro. Valterri estava muito rápido em todas as sessões e fui cavando para encontrar um bom tempo. No fim fiz três voltas para tentar bater o tempo de Bottas. Isso me deu uma oportunidade e funcionou, porque o pneu estava melhorando a cada volta", explicou Hamilton.

"Fizemos duas voltas rápidas, tive dificuldade com o aquecimento dos pneus e deu meu máximo naquela última volta. O Hamilton fez duas voltas bem rápidas e conseguiu bater o meu tempo. Não fiz uma volta perfeita, foi difícil fazer voltas limpas neste final de semana por causa da falta de aderência", declarou Bottas, que ficou arrependido com sua decisão.

Valtteri Bottas dominou os dois treinos livres de sexta e repetiu a dose e foi o mais rápido novamente na última sessão de treinos livres antes da classificação para o GP de Portugal, na estreia da F1 na pista de Portimão.

Uma das corridas que foram adicionadas ao calendário após o cancelamento de outras etapas devido ao coronavírus, Portugal está recebendo a F1 pela primeira vez em Portimão, em corrida que marca a volta do país ao calendário depois de 24 anos. A definição do grid de largada para o GP de Portugal começa às 10h da manhã, pelo horário de Brasília, com transmissões da TV Globo e rádio BandNews.

 

Classificação para o GP de Portugal

1º Lewis Hamilton (ING/Mercedes)

2º Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)

3º Max Verstappen (HOL/Red Bull)

4º Charles Leclerc (MON/Ferrari)

5º Sergio Perez (MEX/Racing Point)

6º Alexander Albon - (TAI/Red Bull)

7º Carlos Sainz (ESP/McLaren)

8º Lando Norris (ING/McLaren)

9º Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri)

10º Daniel Ricciardo (AUS/Renault)

11º Esteban Ocon (FRA/Renault)

12º Lance Stroll (CAN/Racing Point)

13º Daniil Kvyat (RUS/AlphaTauri)

14º George Russell (ING/Williams)

15º Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)

16º Kimi Räikkönen (FIN/Alfa Romeo)

17º Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo)

18º Romain Grosjean (FRA/Haas)

19º Kevin Magnussen (DIN/Haas)

20º Nicholas Latifi (CAN/Williams)