O jogador Alan Ruschel e o jornalista Rafael Henzel estão, enfim, em casa. Os sobreviventes do acidente com o avião da Chapecoense chegaram ao aeroporto de Chapecó às 21h35 desta terça-feira, 15 dias depois da tragédia. Os dois, que viajaram lúcidos, foram internados no Hospital Unimed Chapecó, por volta das 22h25. Ambos estavam o Hospital San Vicente Fundacion, em Rionegro, cidade localizada nas cercanias de Medellín, na Colômbia.

Antes de chegar a Santa Catarina, o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) fez uma escala em Manaus às 15h (de Brasília) e voltou a decolar uma hora depois. Na chegada ao aeroporto Eduardo Gomes, na capital amazonense, a aeronave passou por uma cerimônia de batismo em homenagem aos brasileiros.

Enquanto a FAB foi responsável pelo transporte dos dois até o Brasil, o goleiro Jackson Follmann chegou a São Paulo a bordo de um avião particular na noite da segunda-feira - ele foi operado ontem no Hospital Alberto Einstein.

O zagueiro Neto, 31, deve retornar ao Brasil amanhã. Ele é o único brasileiro que ainda permanece internado na Colômbia após o acidente aéreo do último dia 29 com o avião da Chapecoense. De acordo com Edson Stakonski, médico da equipe catarinense, o jogador “está bem melhor clinicamente” e inclusive já deixou a UTI. “É bem provável que retorne ao país na quinta ”, disse Stakonski.