O Kartódromo Rubens Barrichello, em Palmas, recebe no dia 8 de dezembro, a partir das 14 horas, a quarta e a última etapa do Estadual de Drift. São esperados 16 pilotos nessa edição final do campeonato, entre eles estão: 3 de Brasília (DF), 1 de Goiânia (GO) e 3 de Gurupi. A entrada custará R$ 10, mais um quilo de alimento não perecível.

Durante o ano, Palmas e Porto Nacional foram as sedes das competições. De acordo com a organização do campeonato, para fazer parte da competição os interessados devem procurar a Federação Tocantinense de Automobilismo (FTA) e solicitar a carteira de piloto.

Outro ponto importante, para quem deseja participar, é que os carros dos competidores precisam ganhar adaptações conforme as normas de segurança da categoria. A premiação da derradeira etapa será feita com troféus aos cinco primeiros colocados.

Critérios de avaliação nas competições

Nas provas da categoria os competidores são avaliados das seguintes formas: velocidade da entrada nas curvas; tempo em que o percurso foi realizado; ângulo (quanto maior, melhor desde que não sacrifique a velocidade); pontos de ápice (proximidade aos clips points estabelecidos pelos árbitros, somente na fase classificatória); cumprir toda a linha pré-estabelecida pelos avaliadores da competição. Na fase final entram mais dois critérios: a distância entre os dois competidores e o ângulo nas curvas.

 O que é Drift?

Criado na década de 1970, o Drift é um esporte automobilístico de origem japonesa. É uma técnica usada para direcionar os carros que consiste em deslizar nas curvas enquanto a traseira do veículo escapa. O movimento é completo com a virada do volante para que as rodas dianteiras estejam sempre numa direção oposta à curva - se o carro vira para a direita então as rodas devem estar viradas para a esquerda, e vice-versa. Para que isso ocorra com perfeição o nível de derrapagem deve ser controlado, o que faz o carro andar de lado.

Competição Nacional

A partir de 2016, o Super Drift Brasil, evento realizado no estado de São Paulo, tornou-se o Campeonato Brasileiro da categoria, com aval da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A seleção para o torneio é de acordo com a experiência dos pilotos em provas realizadas em diversas partes do país, segundo a organização do evento.