O clássico entre Vila Nova e Goiás, marcado para o dia 14 de outubro, será realizado com as duas torcidas. O número de torcedores, no entanto, será reduzido: 16 mil, sendo 8 mil para o mandante (Vila Nova) e 8 mil para o clube visitante (Goiás). O POPULAR teve acesso à decisão no início da tarde desta segunda-feira (2). A determinação é do juiz Élcio Vicente da Silva, da 3ª Vara Cível do Fórum de Goiânia. Cabe recurso, que deverá ser protocolado por todas as partes ainda nesta segunda-feira.

Para chegar à decisão, o juiz levou em consideração as evidências entregues pelo Grupo Especial de Atuação em Grandes Eventos do Futebol (Gfut), por meio do promotor de Justiça Sandro Halfeld Barros, e as defesas de Agetop, Polícia Militar de Goiás, Federação Goiana de Futebol e das duas equipes durante audiência de conciliação realizada na última sexta-feira (29).

Na decisão, o juiz Élcio Vicente descreve que é “ antigo o problema da violência envolvendo as duas torcidas em Goiás”. O juiz complementa alegando que no último clássico, havia mais de 30 mil torcedores e 700 policiais militares designados para cobrir o evento. No clássico do 1º turno, no entanto, foram 12.738 torcedores no total, incluindo os não pagantes. Na visão do juiz, o aparato de segurança pareceu suficiente para conter os ânimos dos torcedores, “não fosse o fato novo deles terem descido até o setor da geral e ali se digladiarem”.

Na visão da Justiça, o que se busca na ação é a prevenção de novos casos de violência nos estádios goianos. "Ao invés de simplesmente fechar o estádio a uma das torcidas, num momento crítico para os times Vila e Goiás, reputo que a melhor solução (possível neste momento), seria a redução do número de torcedores neste clássico, de modo a garantir a possibilidade de segurança mais efetiva e permitir a realização do espetáculo". explica o juiz na decisão.

Dessa forma, Élcio Vicente entende que pelo número de policiais (700) que será designado ao clássico, o número de torcedores deve ser reduzido. "Determino que o jogo aconteça com 8.000 (oito mil) torcedores de cada lado, quase metade do público da primeira partida", justifica.

Entenda o caso

No dia 24 de junho, no clássico do 1º turno da Série B, torcedores de Goiás e Vila Nova desceram para o setor da geral e protagonizaram cenas de violência. Um torcedor esmeraldino ficou estirado no chão, parecendo desacordado, mas se levantou em seguida, após a Polícia Militar agir para separar os brigões.

Segundo o promotor Sandro Halfeld Barros, Goiás e Confederação Brasileira de Futebol (CBF) receberam orientações para que o clássico do 1º turno tivesse apenas uma torcida.

Os dois clubes foram punidos no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por causa da pancadaria e tiveram de jogar com portões fechados. O Vila Nova chegou a jogar fora de Goiânia uma vez e mandou outras três partidas com portões fechados. O Goiás teve cinco jogos sem público.