Os Jogos Inclusivos do Tocantins iniciam nesta sexta-feira, 1º, na Capital e seguem até domingo, 3. De acordo com a organização, o evento além de ser uma oportunidade para se descobrir novos talentos, também possibilitará que os índices técnicos sejam avaliados para futuras participações regionais e nacionais. O evento reunirá 100 paratletas, acima de 12 anos, com delegações de várias partes do Tocantins como Palmas, Gurupi, Porto Nacional e Monte do Carmo, além de Imperatriz (MA). 

A competição contará com as seguintes modalidades: tênis em cadeira de rodas, atletismo (100m, 400m, 800m, 1500m, petra, salto em distância, revezamento 4x100, arremesso de peso e lançamento de dardo), bocha adaptada, parabadminton, tênis de mesa, natação e basquete em cadeira de rodas 3 x 3.

Já o ciclismo e a paracanoagem serão apenas modalidades de demonstração, pois o Instituto Reviver, organizador dos jogos, pretende ministrar aulas com essas modalidades nos próximos meses. A entidade não governamental oferece esporte, educação e cultura para portadores de necessidades especiais. 

Os jogos serão realizados em três locais: na Universidade Federal do Tocantins (UFT), no clube da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e na Praia da Graciosa. Já as cerimônias de abertura e encerramento estão previstas para o Colégio Tiradentes. 

Programação 

Sexta-feira, 1º de outubro

17 horas - Chegada das delegações

17 horas às 21 horas - Tênis em Cadeira de Rodas / Local: AABB

19h30 - Cerimônia de abertura / Local: Colégio Tiradentes 

Sábado, 2 de outubro 

7 horas - Atletismo (100m, 400m,800m,1500m, Petra, salto em distância, revezamento 4x100, arremesso de peso e lançamento de dardo)/ Local: UFT 

7 horas às 12 horas/ 14 horas às 21 horas - Tênis em Cadeira de Rodas / Local: AABB

7 horas às 9 horas - Natação / Local: AABB 

11 horas - Premiação / Local: UFT

14 horas às 16 horas - Parabadminton / Local: AABB 

16 horas às 18 horas - Tênis de Mesa / Local: AABB 

Domingo, 3 de outubro 

7h30 - Basquete em Cadeira de Rodas 3 x 3 / Local: Praia da Graciosa 

8 horas às 12 horas - Bocha adaptada / Local: AABB 

8 horas - Ciclismo com o paratleta Adevaldo (apenas demonstração)

8 horas - Paracanoagem com o paratleta Nestor de Porto Nacional (apenas demonstração) / Local: Praia da Graciosa 

12 horas - Cerimônia de encerramento / Local: Colégio Tiradentes