Na tarde deste domingo, 12, os clubes IFTO/Palmas e AABB/Porto Nacional disputam a final do Estadual 2019 do Campeonato Tocantinense de Vôlei. Organizado pela Federação Tocantinense de Vôlei (FTV), o jogo ocorre Ginásio Ayrton Senna, em Taquaralto. 

As duas equipes vieram da segunda divisão do Campeonato Tocantinense. A campeã havia sido o IFTO de Palmas e a vice a AABB/Porto Nacional. "O duelo é bem interessante, quem sabe neste ano pode se inverter as posições", afirma Luiz Alberto Bianchini, delegado da FTV.

Ele afirma que a etapa final em Palmas está bem organizada. Segundo Bianchini, a competição tem uma estrutura bem organizada. "Contamos com arbitragem completa, juiz de linha que é uma novidade. Enquanto federação fizemos questão de dar esse suporte para dar um nível melhor a competição. Sobre a quadra, o espaço é agradável. As equipes tiveram muita melhora técnica significativa da segunda fase até agora. O jogo promete", explica. 

Na manhã deste domingo também ocorreu a disputa pelo terceiro e quarto lugar, que ficou com Araguaína/FLA/Gurupi e Santa Rita, respectivamente. Santa Rita é heptacampeã da primeira divisão e era a preferida do torneio.

O técnico do IFTO/Palmas, Márcio Júnior, tem uma expectativa positiva sobre a final. "Fizemos um bom jogo em Gurupi. Viemos para Palmas, pegamos um time que é heptacampeão, que é o Santa Rita, que é bem fortalecido. Agora estamos pegando um time que é bem fortalecido  e a expectativa é bem postitiva. São atletas jovens ainda. Vamos tentar fazer o melhor e segurar essa equipe forte", ressalta.

Eduardo Barroso, de 23 anos, é  capitão do IFTO/Palmas. Ele analisa que o time teve uma semifinal um pouco dura, no entanto, ressalta que estão preparados. "Nos preparamos muito durante o ano, viemos com muito gás, porque queremos muito o título. Sabemos que a equipe de Porto é muito reforçada, mas vamos dar o nosso melhor porque esse título é muito importante para a gente", disse. 

Porto Nacional

O técnico do time AABB/Porto Nacional, Miqueias Farias, acredita que vai ser um bom jogo. "Vai ser a repetição do final da segunda divisão do ano passado. Passo a passo estamos conseguindo algumas vitórias, apesar do pouco investimento. Espero que o melhor ganhe. Se Porto Nacional ganhar vai ser perfeito", afirma. 

Já o capitão do time, Mateus Gouveia, de 27 anos, destaca que a expectativa desse jogo é muito boa. "Já jogamos com o IFTO e foi um jogo excepcional e a expectativa é de vitória", acredita.