Neste domingo, 6, Gurupi e Tocantins de Miracema entram em campo para decidir o título de Campeão Estadual da Segunda Divisão. O jogo será no estádio Rezendão, em Gurupi, às 16 horas. Os dois times já estão garantidos na Série A Tocantinense de 2021, que deve começar em fevereiro, após as partidas finais do estadual 2020.

Por conta da melhor campanha, o Gurupi decide o título em casa e com um empate fica com o título do torneio. Foram quatro vitórias em quatro jogos (2 a 0 contra o Alvorada; 7 a 0 contra o Taquarussú; 3 a 0 contra o Araguaína; 3 a 1 contra o Tocantins de Miracema). Na primeira fase, o time do técnico Wladimir Araújo marcou 12 gols e sofreu apenas um. Gol sofrido na vitória 3 a 1 diante o próprio Tocantins de Miracema.

Por conta da desistência do Araguaína do torneio, a vitória do Gurupi contra o time foi por W.O. Segundo o regulamento da competição, nesses casos o placar final é 3 a 0. Isso ocorreu em todos os jogos do Araguaína.

Antes da final, o treinador comentou que o mais importante era o acesso, mas que deseja coroar a volta do Gurupi a elite tocantinense com o título da Série B. Wladimir deve mandar a campo: Matheus; Andrezinho, Bera, Alisson e Lelo; Igor Pato, Pedro Ferreira (Acerola) e Marquinho (Rafael Sayão); Tozin e Tety.

O Gurupi entrou na competição com um time experiente e apostou as fichas em velhos conhecidos do futebol tocantinense. Fazem parte do elenco, o atacante Tozin, que tem passagens pelo Palmas e Luverdense (MT), e o atacante Tety, que já defendeu o Tocantinópolis e o River (PI).  

Em 2019, a equipe abriu mão de disputar o Campeonato Tocantinense em 2019 e recebeu uma punição de dois anos longe das competições realizadas pela Federação Tocantinense de Futebol (FTF). Porém o Camaleão do Sul conseguiu uma redução da pena e voltou para tentar uma vaga na elite estadual, o que deu certo.

Tocantins de Miracema

Segundo colocado na primeira fase com sete pontos, sete gols marcados e seis sofridos, o Tocantins de Miracema conseguiu chegar na final e garantir a segunda vaga na elite tocantinense em 2021. O time agora tentará pela terceira vez ser campeão da Série B Tocantinense.

Assim como a equipe do Gurupi, o elenco do Tocantins de Miracema conta com jogadores conhecidos do futebol tocantinense. O plantel tem Edmilson Carlos na direção e conta com os atacantes Edicarlos e Célio Mata Boi. O Tecão retornou para disputar a competição dois anos depois de cumprir suspensão por abandono da Séria A tocantinense em 2018.