Neste domingo, 22, às 16 horas, estádio Castanheirão, em Miracema, o Gurupi pode garantir o seu retorno ao Campeonato Tocantinense da Primeira Divisão. Pela quarta rodada da Série B do Estadual, o Camelão do Sul só precisa de um empate diante do Tocantins de Miracema para voltar à elite.

Os dois times estão nas primeiras posições na tabela de classificação. O Gurupi é líder com nove pontos e 100% de aproveitamento até o momento, são três vitórias, 12 gols marcados e nenhum sofrido. Um empate garante o time com 10 pontos e uma das vagas nas finais do torneio.

Já o Tecão está em segundo com seis pontos, sete gols marcados e apenas um sofrido. Uma vitória neste domingo diante do rival deixaria as duas equipes com nove pontos e a decisão dos dois clubes que irão subir ficará para a última rodada do torneio, que será no dia 29 de novembro.  

Entenda

O regulamento da competição diz que todos os cinco clubes jogam entre si na primeira fase e em turno único, os dois primeiros colocados da fase estão na final da Série B tocantinense e garantidos na primeira divisão em 2021. O torneio estadual tinha cinco times inicialmente e passou a ter quatro com a saída do Araguaína. Com isso, todos os outros quatro times (Gurupi, Taquarussú, Tocantins de Miracema e Alvorado) ficaram com três pontos por vitória por W.O diante da desistência do Araguaína.

A tabela do campeonato está assim: Gurupi (9), Tocantins de Miracema (6), Alvorada (6) e Taquarussú (3). Único representa da Capital na disputa, o Taquarussú perdeu todos os confrontos e ficou com apenas os três pontos do jogo que não ocorreu contra o Araguaína. Mesmo que vença o Gurupi no domingo, o Tocantins de Miracema ainda não garante uma das vagas na final, pois na última rodada encara o Alvorada, que tem seis pontos e também pode chegar aos nove, sendo as duas vagas definidas pelos critérios de desempate.

Segundo o artigo 9 do regulamento, os critérios de desempate adotados no final da 1ª fase, no caso de empate em pontos entre duas equipes ou mais serão os seguintes: Maior Número de Vitórias; Melhor Saldo de Gols; Maior Número de Gols Pró; Confronto Direto "somente entre 02 (duas) Associações"; Menor Número de Gols Sofrido e Sorteio na sede da F.T.F.

Gurupi

A equipe abriu mão de disputar o Campeonato Tocantinense em 2019 e recebeu uma punição de dois anos longe das competições realizadas pela FTF. Porém o Camaleão do Sul conseguiu uma redução da pena e volta para tentar uma vaga na elite estadual.