Após reunião do Comitê de Crise de Combate e Prevenção à Covid-19, nesta quarta-feira, 28, o governador Mauro Carlesse (PSL) anunciou em suas redes sociais que as atividades esportivas no Tocantins serão liberadas. Desde o último dia 17 março, os eventos esportivos estavam suspensos como medida sanitária para tentar barrar o avanço da doença no Estado. Liberação deve ser publicada em novo decreto no Diário Oficial de Estado nos próximos dias.

Com a suspensão das atividades esportivas, o Campeonato Tocantinense de Futebol, que realizada as partidas sem a presença de torcedores, teve que ser paralisado ainda na primeira fase e segundo a Federação Tocantinense de Futebol (FTF) só deve retornar em dezembro.

O Circuito Tocantinense de Futevôlei, organizado pela Federação Tocantinense de Futevôlei (FTFV), também está paralisado e deve retornar em breve com a nova medida do governo. Durante a reunião, o secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal, disse que a decisão de flexibilização por parte do governo leva em conta os dados epidemiológicos do Estado que apontaram uma redução no número de internados.

“Essa e outras medidas estarão presentes em um novo decreto que será redigido, mas ficará flexibilizado apenas quanto aos eventos esportivos, já as aglomerações e a realização de eventos festivos continuam proibidos", disse Vidal, que também explicou que é vedada a presença de público nos eventos.

O governo também afirma que o trabalho remoto para os servidores públicos e as atividades da força-tarefa Tolerância Zero também devem seguir até o próximo dia 15. No último decreto essas medidas ficaram estabelecidas até o dia 30 de abril.