A equipe do piloto tocantinense Felipe Fraga, 25 anos, participa neste final de semana de uma das mais tradicionais provas do automobilismo mundial: 24 horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica. A corrida é válida pela terceira etapa do GT World Challenge Europa e pelo Intercontinental GT Challenge.

Fraga faz parte da AKKA ASP Team, equipe oficial da Mercedes, ao lado do italiano Raffaele Marciello e do russo Timur Boguslavskiy. Nos treinos classificatórios desta quinta-feira, 22, a equipe ficou na P4 e nesta sexta-feira, 23, irá participar da “superpole”, na qual 20 carros disputam as primeiras dez posições do grid de largada, em duas voltas. A largada será no sábado, 24, às 10h30, horário de Brasília. Ao todo são 56 carros inscritos e cinco brasileiros participam da etapa. Pelas redes sociais, Fraga comemorou o resultado desta quinta-feira e disse que o piloto de fábrica Raffaele Marciello vai disputar a “superpole” nesta sexta-feira, que pode ser acompanhada através do link. 

 

Com a Mercedes AMG GT3 #88, a equipe de Fraga busca na Bélgica, a liderança do GT World Challenge. O trio está a apenas um ponto da Audi R8 de Kelvin van der Linde/Mirko Bortolott. Na primeira corrida da competição a equipe do tocantinense ficou na terceira posição geral, nas 3 horas de Imola, na Itália.

Na segunda corrida da série Endurance do GT World Challenge Europa, nas 6 horas de Nürburgring, na Alemanha, a equipe voltou ao pódio e terminou a corrida na segunda colocação. O resultado deixou o trio do tocantinense com 39 pontos, um a menos que Kelvin van der Linde e Mirko Bortolotti, com o Audi R8 GT3 #31 do Team WRT.

Carreira

Em dezembro de 2019, Fraga anunciou que em 2020 não iria participar da Stock Car. Corredor mais novo a conquistar o título da modalidade (2016), o tocantinense decidiu focar de forma integral na sua carreira internacional em carros de turismo.

O piloto conquistou o título da competição em 2016, mesmo ano que venceu a corrida do milhão, uma das tradicionais provas da categoria. Entre 2015 e 2019, Fraga defendeu a Cimed Racing, conquistou 18 vitórias, sendo duas pela Vogel (primeira equipe que defendeu) e 16 pela Cimed Racing, 28 pódios e oito poles positions.

Em 2019, ele conquistou três vitórias e terminou em quarto lugar no campeonato. Ano passado Fraga também faturou quatro provas na Silver Cup do Blancpain GT Series com a Mercedes.

Sertões 2020

Este ano, o piloto tocantinense também vai participar do Rally dos Sertões 2020 pela RMattheis. Fraga terá Rubens Barrichello e Thiago Camilo como companheiros. A largada está prevista para o dia 30 de outubro, no Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), com término em Barreirinhas (MA), em 7 de novembro.