Nesta segunda-feira, 3, a Mercedes-AMG anunciou que o tocantinense Felipe Fraga, 25 anos, é o mais novo piloto oficial de fábrica da montadora alemã na disputa das principais competições de carros de turismo do mundo. Nas redes sociais, o tocantinense disse que realizava um sonho ao ser anunciado por uma das grandes marcas do automobilismo mundial.

“Que dia! Hoje estou sendo anunciado como piloto oficial de fábrica da Mercedes-AMG. Sempre lutei para viver do automobilismo e ter esta honra de representar uma das maiores marcas do mundo é a realização de um sonho e também uma grande responsabilidade! Vamos estar juntos no Intercontinental GT e mais algumas provas ao longo do ano. Obrigado @mercedesamg pela oportunidade”, publicou Fraga em seu Instagram.

O primeiro compromisso como piloto oficial será no Intercontinental GT Challenge. Na direção da Mercedes-AMG, o tocantinense fará parte da equipe AKKA ASP, pela qual já correu em provas em 2020. Fraga passa a ter na Mercedes o mesmo status do italiano Raffaele Marciello, com quem chegou a dividir o carro na temporada passada. O IGTC começa em 29 de julho, com as tradicionais 24 horas de Spa-Francorchamps.

WEC

Com o anúncio da Mercedes, Fraga não deixará de lado as provas do Word Endurance Championship (Mundial de Endurance), que corre a bordo do Aston Martin #33, pela equipe da TF Sport, formada pelo tocantinense, o americano Ben Keating e o luxemburguês Dylan Pereira. No último sábado, 1º, a equipe ficou em segundo lugar na primeira prova da temporada, nas 6 horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica.

“P2 (posição 2) na primeira etapa do Campeonato Mundial de Endurance. Passei por tanta coisa até correr a minha primeira corrida em 2021, não foi fácil e é só o começo de um belo ano, obrigado a todos pela torcida de sempre”, disse Fraga ao comemorar o resultado da sua primeira corrida em 2021.

O trio faz parte da categoria LMGTE-Am e ainda irão disputar mais cinco provas do WEC em: Portimão (Portugal), Monza (Itália), Fuji (Japão) e Bahrein (Bahrain), além das 24 Horas de Le Mans (França) em agosto. Em 2021, Fraga também irá marcar presença no SportsCar, principal campeonato de endurance dos Estados Unidos, pela equipe Riley Motorsports.

Carreira

Em dezembro de 2019, Fraga anunciou que em 2020 não iria participar da Stock Car. Corredor mais novo a conquistar o título da modalidade (2016), o tocantinense decidiu focar de forma integral na sua carreira internacional em carros de turismo.

O piloto conquistou o título da competição em 2016, aos 21 anos, mesmo ano que venceu a corrida do milhão, uma das tradicionais provas da categoria. Entre 2015 e 2019, Fraga defendeu a Cimed Racing, conquistou 18 vitórias, sendo duas pela Vogel (primeira equipe que defendeu) e 16 pela Cimed Racing, 28 pódios e oito poles positions.

Em 2019, ele conquistou três vitórias e terminou em quarto lugar no campeonato. Em 2019, Fraga também faturou quatro provas na Silver Cup do Blancpain GT Series com a Mercedes.