Nesta terça-feira, 22, através de uma circular, a Federação Tocantinense de Futebol (FTF) apresentou aos quatro clubes que estão nas semifinais do Estadual 2020: Palmas, Interporto, Araguacema e Tocantinópolis, os detalhes do retorno dos últimos jogos da competição, parada desde março deste ano por conta da pandemia de Covid-19. Em setembro, a FTF já tinha divulgado a data do retorno, 23 de janeiro de 2021.

De acordo com o documento, assinado pelo presidente da entidade, Leomar de Melo Quintanilha, em relação ao registro de atletas: Todas as equipes poderão escrever os atletas que lhe convier sem número limitado; Os atletas que estavam inscritos pelos seus clubes no mês de março 2020, poderão reformar seus contratos sem nenhum ônus no que se refere a emolumentos da Federação Tocantinense de Futebol; Para novos atletas concederemos 50% de desconto das taxas cobradas em favor da FTF; Excepcionalmente com o objetivo de reduzir despesas com transferências as equipes poderão inscrever atletas que tenha participado da competição independente do número de jogos que participou; Fica vedado a transferência de atletas que participaram pelas 04 (quatro) equipes envolvidas nas semifinais, ou seja, Interporto, Palmas, Tocantinópolis e Araguacema; O prazo para registro de atletas será no máximo às 18:00 h de quinta-feira, dia 21 de janeiro 2021.

Sobre as substituições, a FTF adotou o que muitos torneios passaram a adotar com a retomada do futebol no mundo. “Cada Associação poderá fazer até 05 (cinco) substituições em cada partida, nos mesmos critérios das competições nacionais em andamento, ou seja, paralisando a partida no máximo 03 (vezes) cada Associação.”, diz um trecho do documento.

Sobre as despesas:  as taxas de arbitragens, delegados e representantes, inclusive a logística desse grupo e de sua alimentação, será de responsabilidade da FTF.

Semifinais

Pelo torneio estadual, no primeiro jogo das semifinais, o Palmas derrotou o Araguacema por 1 a 0, fora de casa. O time ia decidir se chegaria na final no dia 22 março, no Nilton Santos. Já o Tocantinópolis empatou (0 a 0) com o Interporto dentro dos seus domínios e ia decidir a vaga na decisão no dia 21 de março, na casa do adversário, em Porto Nacional.

Com as novas datas, o Palmas recebe Araguacema no dia 23 de janeiro, às 16 horas, no estádio Nilton Santos, na Capital. O Interporto joga contra o TEC no dia 24 de janeiro, às 16 horas, no General Sampaio, em Porto Nacional. O primeiro jogo da decisão será dia 30 de janeiro, às 16 horas, e a partida de volta está marcada para 6 de fevereiro, também às 16 horas.

Estadual 2021

Na última quinta-feira, 17, a FTF divulgou a tabela do Campeonato Estadual 2021, com a primeira rodada marcada para 21 de fevereiro. A princípio a competição terá oito clubes: Interporto, Palmas, Tocantinópolis, Capital, Nova Conquista, Araguacema, Tocantins de Miracema e Gurupi, esses dois últimos estarão de volta à elite tocantinense no próximo ano.