Na véspera do retorno do Campeonato Tocantinense 2021, paralisado desde o último dia 17 março, por conta de um decreto do governo estadual, que veta realização de eventos esportivos, a Federação Tocantinense de Futebol (FTF) não se pronunciou oficialmente, até esta quarta-feira, 31, sobre a prorrogação do decreto, publicada nesta terça-feira, 30, no Diário Oficial do Estado (DOE) com a manutenção das proibições até o dia 15 de abril.

A renovação por mais 15 dias das medidas incluídas no Decreto nº 6.230, de 12 de março de 2021, que passaram a vigorar no dia 17 de março, estabelecem ações de combate à Covid-19 no Tocantins, como a manutenção da obrigatoriedade do uso de máscara, proibição de realização de eventos e reuniões de qualquer natureza.

O novo decreto passa a vigorar nesta quinta-feira, 1ª de abril, mesma data que a FTF marcou dois jogos atrasados da quarta rodada da competição, entre Palmas e Araguacema, às 16 horas, em Paraíso do Tocantins, e Capital e Gurupi, no General Sampaio, em Porto Nacional, às 16 horas. Por meio de trocas de mensagens nas redes sociais, o diretor do departamento técnico da FTF, Gasparino Bezerra Maciel, afirmou que os jogos seguem mantidos e apenas um impedimento na justiça barraria o jogo.

O Jornal do Tocantins procurou Palmas e o Capital e as duas equipes confirmaram que os jogos seguem mantidos.

Nova tabela

Após o primeiro decreto do governador, a FTF chegou a pedir ao governo do Tocantins que flexibilizasse e deixasse o campeonato seguir normalmente, já que a competição segue todas as normas de segurança para evitar o contágio da doença, mas a gestão estadual não liberou. Com isso, no dia 17 de março, a FTF divulgou a nova tabela com as novas datas para os jogos, a partir do dia 1º de abril. 

Na nova tabela, a FTF tirou jogos do Palmas e do Capital do estádio Nilton Santos, em Palmas. Além dos jogos marcados para esta quinta-feira, a tabela aponta que no dia 4 de abril, Gurupi recebe o Interporto, às 16 horas, no Rezendão. Mesma data e horário que Palmas e Capital se enfrentam no Pereirão, os dois jogos são atrasados da sexta rodada. 

Dia 7 de abril será a realização da sétima rodada, com quatro jogos: Tocantinópolis e Palmas (às 16 horas, no Ribeirão), Capital e Araguacema (às 16 horas, no Pereirão), Interporto e NC/Paraíso (às 16 horas, no General Sampaio), Tocantins e Gurupi (às 16 horas, no Castanheirão).

Se não houver alteração, as semifinais do Estadual serão nos dias 1 e 14 de abril. As finais estão marcadas para 18 e 21 de abril.