A Federação Tocantinense de Futebol (FTF) informou nesta quarta-feira, 30, que aguarda o cronograma da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para saber quando o Tocantins será contemplado com o programa Craques da Saúde, projeto da CBF que irá distribuir 27 ambulâncias FIAT FIORINO para unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país.

Em cada estado e no Distrito Federal, os hospitais com o maior número de pacientes recuperados da Covid-19 ganharão os veículos. A entrega simbólica dos veículos ocorre em uma cerimônia antes de algumas partidas do Campeonato Brasileiro 2020.

As ambulâncias serão entregues nas cidades em que estão localizadas as unidades de saúde contempladas e as cerimônias de doação serão organizadas pelas Federações Estaduais de futebol de cada estado, após vencidas as etapas relativas à documentação e transferência do veículo. De acordo com a FTF, a ambulância destina ao Tocantins ainda está sendo preparada, assim como a documentação necessária para transferência. A entidade ainda não revelou qual o hospital irá ser selecionado.

De acordo com a CBF, “o Craques da Saúde é um projeto da CBF que doará 27 ambulâncias a unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) de todas as Unidades Federativas (UF) do país. Os hospitais públicos com o maior índice de pacientes recuperados da Covid-19 de cada estado ganharão as ambulâncias. As entregas simbólicas serão realizadas em jogos do Brasileirão Assaí e fazem parte de um agradecimento da CBF, da FIAT e de toda a comunidade do futebol brasileiro a estes Craques da Saúde.”, diz parte do texto de divulgação do projeto.

A ambulância, segundo relata a CBF, é equipada com itens de série específicos para o transporte seguro e rápido de pacientes. O veículo conta com adaptações especiais para este uso, como maca retrátil e suporte para cilindro de oxigênio e soro plasma e armário superior, teto e piso em ABS (que permite rápida e fácil higienização), entre outros dispositivos.