A seleção brasileira soube ter paciência para superar as dificuldades iniciais, e venceu o Peru, na Arena Corinthians, na tarde deste sábado (22), pela 3ª rodada do Grupo A da Copa América. Os gols da goleada, por 5 a 0, foram anotados por Casemiro, Firmino, Everton, Daniel Alves e Willian.

Com o resultado, o Brasil terminou a fase de classificação na primeira colocação do Grupo A, com sete pontos. O Peru, por sua vez, caiu para terceiro, estacionado nos quatro pontos, e viu a Venezuela assumir a segunda posição. A seleção venezuelana bateu a Bolívia, também neste sábado, por 3 a 1 e foi aos cinco pontos. Os bolivianos foram eliminados na lanterna da chave, sem pontuar.

O próximo compromisso da seleção brasileira será na quinta-feira (27), a partir das 21h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. O adversário, no entanto, ainda será definido no complemento dos jogos da 3ª rodada da fase de grupos da Copa América. A equipe comandada pelo técnico Tite vai enfrentar o pior 3º colocado, que sairá dos grupos B ou C - confira a classificação da Copa América.

O único desfalque confirmado para o duelo é do volante Casemiro. Antes de abrir o placar na Arena Corinthians, o jogador recebeu cartão amarelo, o segundo na fase de classificação e está suspenso para o duelo das quartas de final. Fernandinho, que se recupera de lesão, Allan e Lucas Paquetá são opções no setor do meio-campo.

1º tempo
Os dez primeiros minutos de jogo foram de amplo domínio do Peru. Mesmo com menos posse, a equipe liderada pelo atacante Paolo Guerrero soube ser vertical e conseguiu incomodar a defesa brasileira. Na melhor chance, uma falta foi cobrada por Cueva e passou tirando tinta da trave do goleiro Alisson.

A resposta brasileira chegou da melhor maneira: gol. Após jogada individual de Daniel Alves, o lateral fez fila contra a defesa peruana e conseguiu escanteio. Na cobrança, aos 11 minutos, Philippe Coutinho cobrou na medida para Thiago Silva, no primeiro pau, que desviou e acabou acertando a trave. No rebota, Casemiro mandou para o fundo das redes.

Bastaram sete minutos para o Brasil ampliar. Após bobeada do goleiro Gallese, que errou na saída de bola, a bola explodiu na trave e sobrou limpa para o atacante, na cara do gol, concluir. Antes de marcar, porém, Firmino driblou o goleiro, virou o rosto e chutou sem olhar a bola.

A vitória de 2 a 0 deu tranquilidade para o Brasil no jogo. A torcida paulistana, que acostumada por ser exigente, apoiou bastante a equipe, chegando a gritar “olé” durante a primeira etapa. Aos 31 minutos, o triunfo foi ampliado. Everton, novidade entre os titulares, recebeu na direita, foi para cima da marcação, driblou e chutou bonito de fora da área. A bola foi no canto direito do goleiro Gallese, que nada pôde fazer para defender.

2º tempo
Apesar da vantagem de três gols, a seleção brasileiro voltou on fire para a etapa final. Pelos lados, o Brasil seguiu incomodando a defesa do Peru e continuou criando oportunidades ofensivas. Aos oito minutos, o ímpeto foi recompensado. Após tabelar com Arthur e tocar para Firmino, Daniel Alves invadiu a área, recebeu na frente e soltou uma bomba na saída do goleiro Gallese.

O Brasil seguiu em cima da seleção do Peru. Everton teve duas boas chances, após tabelar com Casemiro. Em um delas, quase marcou um golaço após chute colocado. Gabriel Jesus também quase ampliou, após chute cruzado. O goleiro Gallese defendeu o arremate do atacante brasileiro.

Aos poucos, Tite começou a rodar o elenco. Filipe Luis, Philippe Coutinho e Casemiro deixaram o campo, para entradas de Alex Sandro, Willian e Allan. A equipe seguiu buscando o quinto gol na Arena Corinthians. Novamente, Gabriel Jesus teve boa oportunidade. Aos 29 minutos, o atacante do Manchester City recebeu dentro da área, chutou cruzado. Gallese, mais uma vez, parou a finalização do jogador.

Ainda deu tempo para mais. Aos 44 minutos, após cobrança de escanteio, Willian recebeu de Everton, limpou para o meio e bateu colocado, de fora da área. A bola foi no ângulo da meta do goleiro Gallese, que saltou, mas não conseguiu defender o arremate do camisa 10 do Brasil. Mais um golaço na Arena Corinthians.

Quatro minutos depois, Gabriel Jesus recebeu na área e foi derrubado. O árbitro Fernando Rapallini marcou pênalti e aguardou para confirmar o lance no VAR (árbitro e assistente de vídeo). Após o okay da tecnologia, Gabriel Jesus foi para a cobrança, mas o goleiro Gallese defendeu. Fim de papo em Itaquera.

FICHA TÉCNICA
Copa América - 3ª rodada
Jogo
: Peru 0x5 Brasil
Local: Arena Corinthians (São Paulo)
Data: 22/06/2019
Horário: 16 horas

Árbitro: Fernando Rapallini (Argentina)
Assistentes: Hernan Maidana (Argentina) e Eduardo Cardozo (Paraguai)
VAR: Andres Rojas (Colômbia)

Brasil: Alisson; Daniel Alves, Thiago Silva, Marquinhos e Filipe Luis (Alex Sandro); Casemiro (Allan), Arthur e Philippe Coutinho (Willian); Gabriel Jesus, Firmino e Everton. Técnico: Tite

Peru: Gallese, Advincula, Araujo, Abram e Trauco; Tapia, Yotún (Flores), Cueva (Ballón), Polo e Farfán; Paolo Guerrero (Christofer Gonzáles). Técnico: Ricardo Gareca

Gols: Casemiro, aos 11 minutos, Firmino, aos 18 minutos, Everton, aos 31 minutos do 1º tempo, Daniel Alves, aos 8 minutos e Willian, aos 44 minutos do 2º tempo (Brasil)
Cartões amarelos: Yotún, Advíncula, (Peru), Casemiro e Thiago Silva (Brasil)

Público total: 45.067
Público pagante: 42.317
Renda: R$ 10.009.095,00.