Dois jogos nesta quarta-feira, 4, abrem as disputas do Campeonato Tocantinense da Série B. A competição organizada pela Federação Tocantinense de Futebol (FTF) começa com os confrontos entre: Tocantins de Miracema e Taquarussú, às 16 horas, no estádio Castanheirão, em Miracema; Gurupi e Alvorada, às 16 horas, no Rezendão, em Gurupi.

Ao todo, o torneio estadual tem cinco times: Gurupi, Araguaína, Tocantins, Alvorada e Taquarussú, na busca por duas vagas na elite do futebol tocantinense em 2021. De acordo com o regulamento, todos os times se enfrentam dentro de apenas um grupo, com jogos apenas de ida. Os dois clubes com mais pontos na primeira fase avançam para final, já com as vagas garantidas na primeira divisão. A final do torneio será no dia 6 de dezembro, em jogo único e em caso de empate a equipe que fez a melhor campanha será declarada campeã.

Times

Até o momento, o Araguaína é a única equipe que não apresentou o elenco, mas também não comunicou a FTF se tinha desistido de participar da competição. O time, que folga nesta primeira rodada, tem estreia marcada para o próximo dia 8, contra o Tocantins de Miracema, no Mirandão, em Araguaína.

Com um time experiente, o Gurupi aposta suas fichas em velhos conhecidos do futebol tocantinense. Fazem parte do elenco, o atacante Tozin, que tem passagens pelo Palmas e Luverdense (MT), e o atacante Tety, que já defendeu o Tocantinópolis e o River (PI).  A equipe abriu mão de disputar o Campeonato Tocantinense em 2019 e recebeu uma punição de dois anos longe das competições realizadas pela FTF. Porém o Camaleão do Sul conseguiu uma redução da pena e volta para tentar uma vaga na elite estadual.

Único representante da Capital, na disputa da Série B tocantinense, o Taquarussú chegou a disputar a competição em 2018, mas acabou expulso da competição por pagãmente de dívidas com a arbitragem. Neste ano, o treinador Huberlan Silva, terá muito atletas jovens no elenco.

Em 2019, o Alvorada acabou rebaixado rebaixamento para segunda divisão estadual. O clube, que terá Gil Fernandes no comando, busca retornar à elite tocantinense e para isso conta com um elenco experiente, que tem o zagueiro Fábio Bahia como um dos líderes.

Assim como a equipe do Gurupi, o elenco do Tocantins de Miracema conta com jogadores conhecidos do futebol tocantinense. O plantel tem Edmilson Carlos na direção e conta com os atacantes Edicarlos e Célio Mata Boi. Com dois títulos da Série B estadual na galeria, o Tecão retorna para disputar a competição dois anos depois de cumprir suspensão por abandono da Séria A tocantinense em 2018.