Atletas escolares representam o Tocantins no Brasileiro Escolar de Natação, que começa nesta quinta-feira, 21, e vai até o dia 24 de março, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Ao todo 13 estudantes tocantinenses disputam o torneio nacional que também definirá os alunos que vão compor a delegação brasileira para a disputa do Campeonato Mundial da categoria, que acontece entre os dias 18 e 21 de maio, também na capital carioca.

A competição recebe alunos, com idades entre 15 e 18 anos, de escolas particulares e públicas de diversas regiões do País. Os estabelecimentos devem ser autorizados pelas respectivas Federações Estaduais filiadas à Confederação Brasileira de Desportos Escolar (CBDE), que é a responsável pelo evento. O torneio acontece no Parque Aquático Maria Lenk, o local fica dentro do centro olímpico que recebeu a Olimpíada em 2016.

A delegação do Tocantins conta com estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares. Um dos estabelecimentos de ensino que representa o estado é a Escola de Tempo Integral (ETI) Caroline Campelo, localizada no Setor Santa Fé II, em Palmas. O colégio, que faz parte da rede municipal da capital, tem seis estudantes na disputa da competição nacional. Os alunos, que estão no 9º ano, dividem a rotina de estudos com os treinos, que acontecem durante três dias por semana, por duas horas, após as aulas.

De acordo com o regulamento da competição, as provas são divididas nas modalidades por seleções e escolas. Nas duas categorias serão realizadas provas de:  50m e 100m livre; 50m e 100m costas; 50m e 100m peito; 50m e 100m borboleta; 200m livre; 4 x 50m medley revezamento e 6 x 50m livre revezamento e 200m Medley individual.

Passagens aéreas, hospedagem e o transporte durante a realização do evento são de responsabilidade da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e da Federação Tocantinense do Desporto Escolar (FTDE).

 

Delegação Tocantinense

Agueda Alves - Caroline Campelo

Laryssa Medeiros - Caroline Campelo

Kamilla Vitória - Beatriz Rodrigues

Grazyelle Nayara - Dom Alano

Matheus Gabriel - Caroline Campelo

Ricardo Lopes - Caroline Campelo

Guilherme Ribeiro - Caroline Campelo

Antonio Carlos - Caroline Campelo

Carlos Eduardo - Jorge Amado

Gabriel Guarda - São Francisco de Assis

Mikaell de Godoy - Colégio Dom Bosco

Hygor Nunes - Cem Taquaralto

Dihaconis Silva - Cem Taquaralto

 

Professores/Técnicos

 

George Lino - Cemil

Rafael Araujo - Winnes

Eder Rabelo - Caroline Campelo

 

Chefe da Delegação

Luis Claudo – Presidente da Federação Tocantinense de Desporto Escolar