O Araguacema faz sua estreia no Campeonato Tocantinense neste domingo, 2, na Arena Taça. Essa será a primeira vez que o Azulão do Norte, fundado em 2013, vai participar da primeira divisão do Estadual e logo de cara vai encarar o atual campeão do torneio. Jogando em casa, o time duela contra o Palmas, às 16 horas, em partida válida pela segunda rodada.

De olho no oitavo título, o Palmas, que completou 23 anos de história nesta sexta-feira, 31, estreou com vitória na edição 2020 do Estadual. O Tricolor da Capital bateu o Tocantinópolis, no Nilton Santos, por 3 a 0. Em Araguacema, a equipe comandada pelo técnico Alexandre Gomes, faz seu último jogo antes de confronto decisivo da Copa do Brasil, diante do Paraná (PR), na próxima quarta-feira, 5, na Capital.  

Araguacema e Palmas fazem o único jogo da segunda rodada do Estadual. Pela terceira rodada do Campeonato Tocantinense, os dois clubes voltam a campo no próximo dia 9 de fevereiro. O Azulão do Norte recebe o Atlético Cerrado, que empatou com o Nova Conquista na primeira rodada. Já o Tricolor da Capital vai até Araguaína para encarar o Sparta, no estádio Mirandão.

Outros dois jogos completam a terceira rodada. No General Sampaio, o Interporto estreia no torneio diante o Nova Conquista, enquanto o Tocantinópolis buscará a recuperação no torneio diante do Capital FC.

Este ano a competição recebe oito times, que vão jogar entre si na primeira fase, em confrontos apenas de ida. Os quatro melhores avançam às semifinais, nessa fase os jogos vão ser de ida e volta, para definir os finalistas da competição.  A final também será em dois confrontos. Os times com as piores pontuações da primeira fase serão rebaixados para a segunda divisão do tocantinense, que será disputada no segundo semestre deste ano.

Campeão                  

O vencedor do tocantinense 2020 ganhará o direito de representar o estado na Copa do Brasil 2021. Além disso, será o representante número um do Tocantins na Copa Verde e no Campeonato Brasileiro da Série D do próximo ano. O vice-campeão também terá o direito de participar dessas duas competições.

Na edição deste ano, a Federação Tocantinense de Futebol (FTF), entidade responsável pela organização do campeonato, vai arcar com as despesas da arbitragem e deu desconto na inscrição dos atletas na competição. A pedido da Confederação Brasileiro de Futebol (CBF) e por solicitação de alguns times, a FTF resolveu iniciar a competição mais cedo este ano.

Nova Conquista (Santa Fé do Araguaia) e Araguacema são os estreantes no Estadual, que conta ainda com: Palmas (atual campeão e em busca do oitavo título); Interporto (4 títulos); Atlético Cerrado (Paraíso do Tocantins); Tocantinópolis (3 títulos); Sparta (Araguaína) e Capital (atual campeão da Série B).

Copa do Brasil

Apesar da disputa do Estadual, o Palmas vive a expectativa da estreia na Copa do Brasil. Com R$ 540 mil garantidos pela participação na primeira fase do torneio, o Tricolor da Capital precisa vencer o Paraná se quiser avançar na competição. O empate dá ao time paranaense o acesso a segunda fase do campeonato, além de garantir mais R$ 650 mil ao time, mesmo valor que receberá o Palmas caso passe de fase.

A partida marcada para começar às 21h30, terá transmissão ao vivo pela TV Anhanguera Tocantins. A primeira fase da Copa do Brasil é disputada em jogo único e o vencedor de Palmas e Paraná vai enfrentar na próxima fase o ganhador do duelo entre Bahia de Feira (BA) e Luverdense (MT).